Andrea Nakane: “inovação, gestão, tecnologia e segmentação em destino serão eixos temáticos da Vila do Saber”

Continua depois da publicidade

REDAÇÃO DO DIÁRIO

A professora e empreendedora Andrea Nakane, diretora da Mestres da Hospitalidade, empresa com expertise em eventos corporativos – acaba de fechar uma parceria com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV). Sua empresa será responsável pela curadoria de conteúdo da Vila do Saber, que acontece no âmbito da ABAV Expo Internacional de Turismo, em setembro, no Expo-Center Norte, em São Paulo. Integram o Mestres da Hospitalidade nesta curadoria os profissionais  Shirlei Salazar e Francisco Gentil Vieira.  Ela adiantou ao DIÁRIO algumas novidades, acompanhe:

DIÁRIO – Você acaba de vir de uma reunião com o vice-presidente da ABAV, senhor Antonio Azevedo. Quais são as novidades?

Veja também as mais lidas do DT

ANDREA NAKANE – Fechamos uma parceria e a Mestres da Hospitalidade será responsável pela curadoria de conteúdo da Vila do Saber. Hoje em dia vemos o quanto os eventos estão investindo nessa parte de informação, conhecimento e educação. A ABAV EXPO, tradicionalmente, como um dos mais antigos eventos do trade, faz isso desde então e está sempre buscando se atualizar, observar determinados movimentos do mercado para trazer como uma forma de informação, que gerará conhecimento e, por ventura, sabedoria, daí o nome Vila do Saber.

A ABAV EXPO, tradicionalmente, como um dos mais antigos eventos do trade, faz isso desde então e está sempre buscando se atualizar

DIÁRIO – O que você acha que pode contribuir na Vila do Saber em relação às versões anteriores?

ANDREA NAKANE – Estamos entrando justamente com essa visão de dar uma nova cara, uma nova roupagem. A Mestres tendo esse vínculo com a academia é uma maneira de constantemente estar antenado com o que está acontecendo no mercado. Temos acesso a muitas pesquisas não só daqui, mas do exterior também e muitas vezes eu faço isso até na coluna Hospitalidade e Gentileza (Andrea Nakane é articulista do DIÁRIO DO TURISMO) porque estamos sempre trazendo temas relevantes, que enxergamos como serão latentes no trade e no nosso mercado. A Mestres vai contribuir para fazer essa sugestão e operacionalizaremos, faremos toda a gestão da Vila do Saber. Hospitalidade é o que não vai faltar.

DIÁRIO – Já existem temáticas propostas, assuntos que serão apresentados?

ANDREA NAKANE – Dividimos para fazer uma ordenação mais transparente e mais atrativa para o público em vários eixos temáticos, que são: inovação, gestão, tecnologia e segmentação em destino, que vão convergir naquilo que é a base, para que possamos pensar em negócios mais exitosos, mais lucrativos, mais prósperos.

viladosaber

DIÁRIO – Sabemos que toda boa parceria, para ser boa para ambas as partes, precisa ser muito bem analisada. Foi assim na negociação com a ABAV?

ANDREA NAKANE – Sim, teve todo o processo de maturação. Como se fosse um namoro, começamos com a fase de uma sedução, com interesse de ambas as partes,  apresentarção, geração de interesse para que fique vivo e, a partir de então, uma negociação para chegar a um denominador comum. Isso sempre pensando no resultado esperado. O planejamento é essencial. Se não existe o planejamento, dificilmente se consegue a solidez para qualquer projeto. Seja acadêmico, de mercado, de eventos, o que for. O planejamento é essencial e se dá muito pela internet, da base de informações, de dados e conteúdo que você tem. Por isso é tão importante o profissional da área de turismo e todas as áreas, as especialmente o turismo e hospitalidade que tem esse contato direto com as pessoas, estar muito alinhado com o que está acontecendo, não só à sua volta, mas na esfera global como um todo.

Os brasileiros não gostam muito de responder pesquisas de opinião, porque acham que é algo que não trará um retorno imediato, mas precisamos mudar essa cultura

DIÁRIO – Quais são as pessoas ou instituições que podem se inscrever para participar da Vila do Saber, tanto como fomentadores como espectadores?

ANDREA NAKANE – É extremamente democrático, há espaço para todos, dentro de uma capacidade pre-definida, pela segurança do espaço. Os interessados, tanto para assistir ou que queiram fazer sugestões, já coletamos algumas sugestões. Essa dinâmica do evento é muito interessante. Quando o evento já aconteceu, você traça um histórico e pode analisar em cima de fatos e consegue buscar algum tipo de aperfeiçoamento, conseguir fazer essa construção em cima de algo que você já tem tangível e passível de ser avaliado. Os brasileiros não gostam muito de responder pesquisas de opinião, porque acham que é algo que não trará um retorno imediato, mas precisamos mudar essa cultura, porque de alguma forma ela acaba, sim, voltando para a gente e nos atingindo. É sempre importante nos expressarmos e darmos a nossa opinião porque em algum momento podemos ser ouvidos e até ter um pleito atendido.

É sempre importante nos expressarmos e darmos a nossa opinião porque em algum momento podemos ser ouvidos e até ter um pleito atendido.

DIÁRIO – Quem integra o projeto?

ANDREA NAKANE – Quem está nesse projeto é a Shirlei Salazar e o Francisco Gentil Vieira, conhecido como Chicão, um parceiro que foi da primeira turma do curso de Turismo da Anhembi Morumbi e que hoje ainda continua tendo uma vivacidade e um dinamismo e está com a gente.

https://www.abavexpo.com.br/

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade