Está aberta a consulta pública sobre Estratégia Nacional de Inovação em Turismo 2021-2024

Continua depois da publicidade

A colaboração com sugestões para o desenvolvimento do setor pode ser realizada até o dia 30 de outubro

Edição do DIÁRIO com agências

O Ministério do Turismo abriu nesta segunda-feira (30) a consulta pública sobre Estratégia Nacional de Inovação em Turismo 2021-2024 (ENIT).

A colaboração com sugestões para o desenvolvimento do setor pode ser realizada até o dia 30 de outubro por meio da plataforma Participa + Brasil, do governo federal

Veja também as mais lidas do DT

O texto estabelece as diretrizes para melhorar aumentar a competividade e o desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro.

A elaboração da estratégia foi precedida de entendimentos junto ao Conselho Nacional de Turismo (CNT) e à Câmara de Turismo 4.0, formada por representantes do MTur, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do setor privado.

O texto constitui um plano de longo prazo para nortear ações entre governo, academia e sociedade civil com vistas à inovação, seguindo diretrizes do Planejamento Estratégico 2020-2023 do MTur e do Plano Nacional de Turismo 2018-2022.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, incentiva a participação na consulta. “É essencial ouvirmos a sociedade para definirmos uma estratégia que contemple todos os avanços necessários”.

A Estratégia Nacional de Inovação em Turismo é composta por cinco eixos de atuação: cultura de inovação e transformação digital; estruturação do ecossistema e fomento; talentos para inovação; gestão pública e inteligência competitiva; e produto turístico e promoção.

A estratégia, cujo texto final resultará em um projeto executivo com as contribuições recebidas, deve dar origem a projetos específicos, adequados às linhas de trabalho propostas, que serão acompanhadas por um comitê de gestão e terão resultados medidos por meio de indicadores de desempenho.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, William França, destaca esforços para aprimorar o nível de inovação no setor. “A inovação deve ser a principal diretriz em qualquer planejamento estratégico de turismo”, observa.

A ENIT leva em consideração as adaptações do setor turístico à nova realidade global do pós-pandemia, tendo como referências diretrizes de reconstrução do segmento propostas pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

A gestão estratégica das ações ficará a cargo do Ministério do Turismo, sob supervisão do Comitê de Inovação em Turismo – a ser composto por representantes do CNT, do MCTI e da Embratur – e do Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio às Startups, formado por órgãos públicos federais e pelo Sebrae.

 

Participe com sugestões AQUI

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade