A Expo Turismo Paraná 2024 começou em Curitiba mais enxuta e objetiva, comparada aos anos anteriores
Por Paulo Atzingen, de Curitiba*
Foi aberta nesta quinta-feira (7), em Curitiba, a Expoturismo Paraná 2024, no centro de Convenções Viasoft Experience.
Veja também as mais lidas do DT
Com diversas alusões ao Dia Internacional da Mulher que acontece nesta sexta-feira (8), a presidente da Paraná Turismo, Tatiana Turra resumiu as homenagens com duas expressões: “Chegamos a um ponto de convergência porque reivindicamos duas coisas: respeito e colocação no mercado de trabalho em igualdade de condições”, disse.
João Alceu Rigon Filho, presidente da Abav Paraná em sua fala citou números do IBGE, afirmando que o Paraná se posiciona em 3° lugar nas atividades turísticas que mais crescem no país e isso só é explicado por políticas públicas implantadas tanto pelo governo do estado quanto pela prefeitura de Curitiba.
“Segundo dados do IBGE, o Paraná destaca-se no setor de serviços tendo a base na economia do turismo; somos o 4° maior portão de entrada de viajantes internacionais, e só Curitiba recebeu 7 milhões de turistas em 2023”, pontuou.
Ainda segundo Alceu, o Expoturismo Paraná se apresentam 60 operadoras de turismo, duas companhias aéreas e 20 destinos, que serão fonte de inspiração e negócios dos agentes de viagens. Segundo a assessoria do evento, no ano passado, o evento reuniu um público total de 4220 pessoas, sendo que destes, 1427 eram agentes de viagens. Para 2024, a expectativa é aumentar o número de visitantes sem, porém, perder a qualidade do público participante.
203% cresceu em turistas internacionais
O secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes com entusiasmo afirmou que o Turismo do Paraná cresceu 10% no último ano em relação a 2022. “O turismo internacional no Brasil cresceu 51% em 2023, no Paraná crescemos 203%”, comemorou. Questionado ao fim da solenidade de onde vinham esses números, Nunes disse ao DIÁRIO que trata-se de dados dos aeroportos regionais do Paraná (Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu) e turistas oriundos do cone-sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).
Na fala de Rafael Greca, o prefeito desta vez não utilizou todo o seu tempo para poeticamente descrever as regiões do Paraná. Foi mais narrativo, descrevendo a pujança de Curitiba, com seus parques, instituições de ensino superior, centros de eventos e grandes espetáculos, recorrendo algumas vezes a Tatiana Turra para reforçar e checar suas afirmações.
“É preciso haver cooperação e vontade de fazer o Paraná ainda mais forte para o turismo. É hora de ousar e empreender”, disse.
“Que desse grande caudal, do rio Paraná, deve surgir também um caudal onde navega o turismo do Paraná. Viva o Turismo do Paraná”, completou sua mensagem.
Números
De acordo com os organizadores, a expectativa é receber 4,2 mil pessoas, sendo 1.427 agentes de viagem vindos em 11 caravanas. Além de público qualificado, o evento reúne expositores que representam as melhores marcas do mercado de turismo.
Programação das rodadas
Por ser um evento B2B, as rodadas de negócios nos estandes são muito importantes e acontecerão divididos em cinco temas: Operadores de Turismo, no dia 7 de março, às 14h30; Turismo de Experiência do Paraná, no dia 7 de março, às 16h30; Turismo de Experiência de Curitiba, também no dia 7, às 18h30; Inovação e Tecnologia, o dia 8 de março, às 13h30; e Mercado Metropolitano, no dia 8, às 15h30.
SERVIÇO:
EXPO TURISMO PARANÁ
Abertura solene – dia 7 de março (quinta-feira) às 11h.
Dia 7 de março (quinta-feira) de 2024 – das 13h às 20h.
Dia 8 de março (sexta-feira) de 2024 – das 12h às 18h.
Local: Viasoft Experience – Rua Pedro Viriato Parigot de Sousa, 5300 Campo Comprido – CIC – Curitiba – PR – Brasil