Exposição “As aventuras de Alice” se instala no Farol Santander

Continua depois da publicidade

Alice no país das maravilhas traz cor e imaginação de um labirinto, onde os grafites gritam.

“As Aventuras de Alice” no Farol Santander chega com sua singularidade e empresta toda a imaginação do escritor inglês Lewis Carroll. De 24 de junho a 25 de setembro a exposição poderá ser contemplada no centro de São Paulo.

Por Geovana Fraga (com Edição)

Veja também as mais lidas do DT


Sob a curadoria de Rodrigo Gontijo, a mostra cobre dois andares do Farol (600 metros quadrados de área expositiva) e exibe de forma imersiva inúmeras instalações midiáticas carregadas de sonhos.

No primeiro andar, Rodrigo comenta sobre a ambientação mais informativa. Conta histórias de como tudo começou, em um desenrolar de cartas de baralhos, fotos e objetos criados por artistas que apresentam a obra e a vida de Caroll e Alice. As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Caroll – pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson , é uma das obras literárias mais aclamadas da história e traduzida em mais de cem idiomas,

“Ficar de tantos tamanhos diferentes num só dia é uma coisa que deixa a gente muito confusa”

No mesmo andar, é possível conhecer os motivos pelo qual o chapeleiro é chamado de maluco, o porquê do coelho estar sempre atrasado e o Gato ter um sorriso medonho estampado no rosto.

Estande de livros de Alice e sual 100 traduções
Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Caroll (foto: Geovana Fraga)

Ali a gente acha também uma prateleira de livros com a  versão em cordel, de João Gomes de Sá, a tradução do livro feita pelo brasileiro Monteiro Lobato e várias edições das obras de Alice.

Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve

Contradizendo ao Gato Cheshire, em uma de suas citações para Alice,  a Luiza Dantas, de apenas 8 anos, influencer no canal @passeioskids sabe muito bem onde quer ir, e conta sua experiência ao DIÁRIO:

“Eu tô achando bem legal, eu já esperava que seria assim mas não tanto quanto eu estou vendo aqui. As coisas, as pinturas eu achei muito interessante!”

Esse sonho vívido certamente é para todos os públicos.

No cabinete de curiosidades, Adriana Peliano (Artista visual) apresenta uma série de propostas Alicefélicas com colagens e intervenções na Inglaterra vitoriana e fala com exclusividade ao DIÁRIO sobre suas ilustrações imersivas:

Entrando na toca do coelho, no 23° andar,  um encontro com uma viagem tridimensional na companhia da Rainha de Copas, depoimentos de especialistas em literatura, filósofos e psicanalistas que analisam os sentidos cognitivos de Alice.

Nesta viagem pelo tempo, descobrimos que é a primeira vez de Alice no Brasil. Comemorando seus 160 anos que a história foi contada, é possível apreciar as inspirações do autor de adaptações do pré-cinema e muitos nomes como Yayoy Cusama, Blanche McManus, Salvador Dali, dentre outros, com suas ilustrações que auxiliam na relevância da história.

Corvo que Alice o assemelha com escrivaninha
Chapeleiro com olhos esbugalhados respondendo Alice, disse no livro: (foto: @geovanafraga_)

“Entenda os seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos”

Dentre a selva de prédios, cores cinzas, histórias e realidades, Alice está certamente no topo de São Paulo, no edifício Santander com seus 161 metros de altura e 35 andares. A menina que sonhou e deu de presente a arte de sonhar para tantas gerações está no coração paulistano e na mente de todos que já ousaram se aventurar nas profundezas da imaginação de Alice.

 

https://www.instagram.com/reel/CfKVbO-pQSl/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D


Serviço:

“As aventuras de Alice” no Farol Santander

Período: 24 de junho até 25 de setembro,

Dias: Terça-feira a domingo, das 09h às 20h, no Farol Santander.

Ingressos: a partir R$ 15,00 (meia-entrada) no site ou na bilheteria.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade