Feira Literária aquece turismo em Mucugê

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

Até domingo (14), a centenária cidade de Mucugê (440 Km de Salvador) recebe centenas de visitantes de várias regiões do país, que participam da Feira Literária (Fligê). O clima de montanha, aliado a paisagens valorizadas por cânions e cachoeiras, fazem do município um dos mais procurados por turistas na Chapada Diamantina.

A boa estrutura hoteleira é composta por hotéis, pousadas e albergues, com oferta superior a 500 leitos. A expectativa do coordenador de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Mucugê, Roberto Santos, é de que 85% dos leitos serão ocupados durante o evento.

Veja também as mais lidas do DT

“Restaurantes, pizzarias, lanchonetes, quiosques e mercados já estão preparados para receber os visitantes, a maior parte vinda de Salvador e Vitória da Conquista”, diz o coordenador, animado com a perspectiva de consolidar o evento cultural como mais um grande atrativo da região. Os indicativos de êxito animam os comerciantes.

A Pousada Monte Azul, por exemplo, está com todas as 62 vagas ocupadas, informa o gerente Gleidson Ramos. “Tivemos vários hóspedes que resolveram prorrogar a estada por mais um ou dois  dias em função do evento, que também movimenta o comércio e restaurantes da cidade”, diz.

Para Ângela Pina, proprietária do Hotel Alpina, a festa literária tem tudo para atrair turistas na baixa estação. “É o primeiro ano de realização do evento. À medida em que seja divulgado, tende a atrair número ainda maior de segmentos literários”.

Durante o evento, apoiado pelo Governo da Bahia, moradores terão oportunidade de mostrar sua arte e participar de oficinas culturais, além de trabalhar no atendimento aos visitantes. Conferências, lançamentos de livros, encontros, oficinas de arte, exposições, corais, homenagens e trilhas estão na programação da 1ª Feira Literária de Mucugê.

A cidade de Mucugê, fundada no fim do século XVIII, é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina e foi um dos principais centros de exploração de ouro e de diamantes. Hoje, o turismo é uma das principais atividades econômicas. O colorido de jardins e canteiros floridos, a arquitetura colonial preservada, o cemitério bizantino, cachoeiras, vales e rios são alguns dos atrativos da cidade.

Serviço:

Data: de 11 a 14 de Agosto de 2016
Autores convidados: José Carlos Capinam e Jean Wyllys

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade