Gastronomia atrai turistas a festivais regionais

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

A partir deste mês começa a temporada de festivais gastronômicos, com sabores para todos os gostos. O festival de Fortaleza está marcado para ocorrer entre os dias 19 e 21 de junho. A expectativa é reunir cerca de 12 mil pessoas no Shopping Iguatemi na capital cearense. A programação prevê mais de 80 atividades gastronômicas e presença de 70 chefs.

O número de viajantes que arruma as malas com destino a um dos mais de duzentos festivais gastronômicos que ocorrem todo ano pelo país é cada vez maior. Os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte, de acordo com a última Pesquisa de turismo doméstico do Ministério do Turismo . A variedade de sabores e de novos chefs de cozinha aumenta ainda mais o apelo turístico de alguns destinos brasileiros. A gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros, de acordo com um estudo do MTur.

Veja também as mais lidas do DT

Em julho será a vez do festival de Búzios, que deve atrair 30 mil pessoas entre os dias 3 e 11. Nesta edição participam cerca de 45 restaurantes com as tradicionais mesas montadas em diferentes pontos da cidade. Segundo os organizadores, a ocupação hoteleira de Búzios deve alcançar 90% durante os dias do evento. O calendário de festivais segue até agosto em Tiradentes (MG), entre os dias 21 e 30. A expectativa é superar os números de 2014, quando o evento atraiu cerca de 40 mil turistas e teve a participação de aproximadamente 90 chefs, produtores, expositores e outros membros da cadeia produtiva do setor.

O Senac tem 16 restaurante-escola no país responsáveis por boa parte da formação de mão de obra na área de gastronomia. Há cursos de qualificação profissional para garçons, bartenders, de especialização em confeitaria e harmonização de vinhos. Apenas na unidade de Brasília passaram pela escola 850 alunos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade