Gastronomia tecnológica: como a inteligência artificial pode auxiliar o segmento gastronômico

Continua depois da publicidade

* Marcelo Abrileri, fundador da Eniwine e idealizador do Digital Sommelier.


O mercado de vinhos no Brasil está cada vez mais consolidado, prova disso são os números que mostram o aumento no consumo da bebida mesmo em período de pandemia. Segundo pesquisa realizada pela Ideal Consulting, a importação de vinho nos primeiros cinco meses do ano de 2020 no Brasil aumentou 5% em volume, somando 43 milhões de litros. Quem gosta de vinho sabe que achar o rótulo ideal nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso experimentar muitos vinhos até se deparar com aquele que realmente tem a ver com seu paladar e seu estilo de bebida. E nessa longa jornada de tentativa e erro é normal se deparar com algumas opções que desagradam, o que pode ser muito frustrante.

Para ajudar nesse processo de escolha do vinho ideal para cada perfil a tecnologia é uma aliada que colabora muito. Hoje no mercado já é possível encontrar ferramentas que por meio da inteligência artificial, consegue cruzar dados e oferecer ao consumidor vinhos que tenham características mais próximas do seu perfil.  Ferramentas como o Digital Sommelier, desenvolvido por uma plataforma digital de serviços e de compra de vinhos, é responsável por criar enoperfil do usuário, mapeando as características da pessoa sobre o vinho.

Importante dizer que o uso de inteligência artificial para auxiliar na escolha do vinho é um serviço inédito em todo o mundo, desenvolvido aqui no Brasil e que não há nada parecido em nenhum lugar do planeta.

Veja também as mais lidas do DT

O mundo do vinho hoje vive em torno ou do que renomados avaliadores, como Robert Parker, Jancis Robinson, Wine Spectator, dentre outros, dizem sobre um vinho ou ainda sobre a nota média que alguns aplicativos oferecem para determinado rótulo. Nada contra, afinal todas essas informações ajudam o consumidor em suas escolhas. No entanto, é muito gratificante conseguir oferecer uma alternativa ao amante do vinho baseado na já tão popular e repetida frase: ‘vinho bom é aquele que você gosta’.

Centenas de fatores compõem o sabor de um vinho, então é natural que duas pessoas provando o mesmo rótulo tenham opiniões diferentes sobre o gosto da bebida. É por isso que, o conceito de “vinho bom” é algo que pode ser equivocado. Não adianta nada eu sugerir meu rótulo favorito como se ele fosse a melhor opção do mercado, pois outra pessoa pode não gostar. Podem até concordar que o vinho foi bem feito, mas nem por isso ele se tornará algo agradável para todos. Tomar vinho é uma experiência muito particular, pessoal e cada um tem a sua.

Com o auxílio dessa e de outras ferramentas a tecnologia passa a ser uma grande auxiliadora na hora de escolher vinhos, tornando a busca pelo rótulo ideal mais objetiva e certeira. Outras ferramentas também ajudam o consumidor a harmonizar o vinho com o prato ideal.


*Marcelo Abrileri é empresário há mais de 20 anos e tem grande conhecimento nas áreas de administração, marketing, recursos humanos. O empresário, especialista no mercado de vinhos e fundador da Eniwine, plataforma on-line que reúne diversos serviços para os amantes de vinho.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade