Governo Federal lança plano para a Retomada do Turismo

Segundo Álvaro Antonio este ato representa a coalizão do turismo brasileiro para a retomada do setor

REDAÇÃO DO DIÁRIO


Na tarde desta terça-feira (10), no Palácio do Planalto em Brasília, o governo federal por meio do presidente Jair Bolsonaro, do Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antonio, do presidente da Embratur Gilson Machado Neto e de vários representantes do trade turístico nacional lançaram o Plano de Retomada do Turismo Brasileiro.

O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio antes de entrar no mérito do evento reforçou a importância que o governo de Jair Bolsonaro tem dado ao segmento  “Pela primeira vez na história o presidente da República abre as portas do palácio para que houvesse um evento dessa magnitude envolvendo todo trade do turismo brasileiro, mostrando que o senhor tem a sensibilidade de reconhecer o que o turismo representa. São mais de 7 milhões de empregos e 8.1% do PIB nacional”, elencou o ministro citando a fala anterior do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.

Trade em peso, por meio de suas associações e confederações, estava presente

Coalisão com retomada

Segundo Marcelo, as três medidas provisórias aprovadas pelo governo (MP 936, MP 948 e MP 963) salvaram empregos e empresas, garantiram o direito do consumidor, evitou cancelamentos de pacotes já vendidos e injetou recursos no setor. “Este evento serve para consolidar uma parceria entre todos os setores do turismo. Uma parceria que o Ministério do Turismo procurou aproximando os setores da economia do turismo”, disse Marcelo, enumerando as entidades e representantes presentes. Trade Turístico, CNM – Confederaçao Nacional dos Municípios, o Fornatur – Fórum Nacional do Turismo, todas as Secretarias de Estado de Turismo, além do Sistema S. “O que acontece aqui é uma grande coalisão, uma grande aliança em favor da retomada do turismo brasileiro”, resumiu.

Gilson Machado, presidente da Embratur: “7 milhões de empregos e 8.1% do PIB nacional”

Mensagem ao turista

O ministro finalizou com uma mensagem ao turista: “A você turista, nós podemos afirmar, que o turismo brasileiro está preparado para recebê-lo. Procure o estabelecimento que contém o Selo do Turismo Responsável. São mais de 23 mil estabelecimentos que obedecem os protocolos de biossegurança, pois se preocupam com a saúde do turista e com o desenvolvimento do nosso Brasil”.

Como era uma cerimônia de lançamento, não foram apresentadas as principais linhas do programa.

O que o DT apurou é que o Plano Nacional de Retomada do Turismo foi construído em parceria com representantes do setor. O Plano organiza ações e foca em dois eixos: segurança para o Brasil retomar o turismo; e empregos para retomar a economia.

Uma das ações previstas no plano é o incentivo do turismo rodoviário no Brasil, com novas regulamentações e regras para o setor. O Governo Federal quer, por exemplo, elaborar um projeto para concessão de rodoviárias interestaduais, intermunicipais e urbanas de todo o País. A ideia é modernizar essas estruturas para melhor atender ao turista.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Preciso que vcs façam alguma coisa para nós brasileiros sermos também aceito como turista em outros países, por que até agora o Brasil si tem facilitado para os estrangeiros entrarem aqui e cobrar para sermos aceitos lá fora nada.

  2. É preciso um programa de apoio ao Turismo Sênior, os idosos do Brasil, precisam de apoio e segurança para realizar suas viagens, pós pandemia.
    A ABCMI , Nacional, hoje em 17 Estados, criada pela EMBRATUR, há mais de trinta anos, ainda hoje luta para manter a chama e incentivar o Turismo Sênior, precisamos de um trabalho do Ministério e dá Embratur, para voltarmos a crescer.
    Ana Maria de Farias – Presidente ABCMI NACIONAL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro são anunciados

    Foram anunciados na tarde desta sexta-feira (22) o nome dos 26 novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro. O evento vem ano a...

    Operadoras não vendem 50% do que venderam no mesmo mês de dezembro, em 2019

    Um balanço apresentado na tarde desta sexta-feira (22) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa - aponta que o faturamento referente às...

    Turismo Sustentável começam a ser gerados na Grande Reserva Mata Atlântica

    Negócios de turismo sustentável e produção de natureza localizados nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo serão impactados pelo primeiro Centro de...

    Pierfrancesco Vago nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association (CLIA)

    Uma nota da MSC Cruzeiros acaba de informar que seu presidente honorário Pierfrancesco Vago foi nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association...

    GOL e LATAM fazem juntas voos da colaboração e da solidariedade

    A GOL e a LATAM demonstram espírito de cooperação e solidariedade no momento da distribuição das vacinas contra a Covid-19. A GOL levou 500...

    Japão nega que as Olimpíadas sejam canceladas

    TÓQUIO (Reuters) - O Japão se manteve firme na sexta-feira em seu compromisso de sediar as Olimpíadas de Tóquio este ano e negou um...

    Relacionadas

    Open chat