Na categoria Turismo Responsável, Gramado se candidata a prêmio da WTM Latin America 2023 com projeto de agroturismo
A cidade de Gramado na Serra Gaúcha se candidatou ao Prêmio de Turismo Responsável, da WTM Latin America. Essa premiação reconhecerá as histórias mais inspiradoras do setor de viagens e turismo, a fim de estimular o desenvolvimento sustentável na América.
Assim, para candidatar o destino gaúcho, a Secretaria de Turismo inscreveu um projeto de agroturismo. Ele abrange os roteiros da zona rural de Gramado e, atualmente, o portfólio das agroindústrias.
Veja também as mais lidas do DT
“Esse projeto muito nos orgulha, pois além dos impactos econômicos, oportuniza aos moradores e visitantes conhecer a essência da cultura, herdada e conservada nas localidades pelos descendentes dos primeiros colonizadores da região”, explicou Rosa Helena Volk, secretária de Turismo de Gramado.
Nesse sentido, ela disse ainda que o projeto “incentiva uma gestão sustentável do espaço rural e valoriza o saber fazer, proporcionando um sentimento de pertença para a comunidade”.
Premiação dos finalistas
Os projetos finalistas do prêmio Turismo Responsável receberão os Gold (ouro) e Silver (prata) Awards. Além do One to Watch (aquele para ficar de olho, em tradução livre). Inclusive, na primeira semana do mês de março, eles serão anunciados.
Já a cerimônia de premiação ocorre na WTM Latin America 2023, que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 3 a 5 de abril.
Por fim, vale destacar que o credenciamento para participar do evento está aberto e é gratuito. Para isso, basta acessar o link e se inscrever.
Por Caroline Figueiredo, repórter do DT, com Diário de Canoas.