Hotéis econômicos com conceito lifestyle triplicaram em 6 anos

Continua depois da publicidade

Apenas nas Américas, o número total de quartos em 2021 aumentou quase 30% em relação a 2015

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências 


O setor de marcas lifestyle para o segmento mais econômico de hotéis experimentou um crescimento significativo nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, aponta o estudo “Rise of Affordable Lifestyle Hotel Brands”, da JLL. Desde 2015, o número de quartos mais que triplicou, registrando hoje mais de 106 mil unidades ao redor do mundo. No campo das grandes marcas hoteleiras, o crescimento dessa tipologia foi de 21,7% no mesmo período.

O conceito lifestyle traz componentes de modernidade, integração e foco na experiência do hóspede, ainda mais valorizada neste período de distanciamento que vivemos, explica Pedro Freire, diretor de Valuation and Advisory Services da JLL. “O lifestyle ‘econômico’ vem atender a uma demanda crescente de viajantes que querem ter contato com a cultura local e com experiências autênticas, sem ter que pagar muito pela hospedagem”, explica.

Nas Américas, o número total de quartos de marcas lifestyle econômicas em 2021 aumentou 29,9% em relação a 2015, de acordo com o levantamento da JLL. Esse é o mercado com a maior oportunidade para produtos econômicos com recursos e comodidades modernas. Na Europa, no Oriente Médio e na África, o crescimento do setor é mais moderado por conta do mercado de hostels bem estabelecido. No entanto, a região atualmente possui a maior quantidade de projetos em construção. Ásia-Pacífico, por sua vez, registrou um aumento de 33,9% no segmento, influenciado pelas ambições de expansão das grandes empresas especializadas em mercados anteriormente inexplorados.

Veja também as mais lidas do DT

Essa tendência é impulsionada por três fatores:

As principais empresas hoteleiras estão lançando novas marcas em resposta às expectativas dos hóspedes, principalmente os mais jovens, que valorizam tecnologia e espaços de integração;

O setor imobiliário tradicional está se adaptando às áreas urbanas, que estão cada vez mais adensadas: hotéis urbanos com quartos menores e alto investimento em tecnologia estão atraindo cada vez mais viajantes corporativos e de lazer, que normalmente utilizam marcas hoteleiras tradicionais;

Operadores de hotéis estão procurando competir com acomodações alternativas, como Airbnb.

Conceito possibilita aumento de ganhos

Para os empreendimentos, seguir essa tendência é uma oportunidade de aumentar seus ganhos sem promover grandes alterações na estrutura física.

“Incorporar conceitos de lifestyle agrega mais valor ao preço da diária do que a estrutura física. Não há mudanças no tamanho dos apartamentos, por exemplo, mas o lobby ganha importância como área de convivência, assim como a oferta de A&B (alimentos e bebidas) e a decoração. É uma maneira de rentabilizar um espaço que antes ficava mais ocioso”, analisa Pedro Freire.

As características mais comuns de hotéis de marcas lifestyle econômicas são:

Design eficiente e aprimorado pelo uso intenso de tecnologia;

Lobbies contemporâneos com espaço aberto para incentivar a interação entre os hóspedes;
Opções de comidas rápidas em A&B (grab-and-go), com maior ênfase na venda de bebidas;

Quartos menores, que variam de 17 a 25 metros quadrados.

A adaptação ao conceito de lifestyle vale para novos projetos e para hotéis já existentes. “Há mercados em que o custo é alto, como São Paulo e Rio de Janeiro, que não têm terrenos disponíveis em lugares classe A. Então, hotéis já existentes passam por reformas para se adaptar”, afirma o diretor da JLL.

Segundo ele, hotéis econômicos com conceito lifestyle podem ter rentabilidade mais alta e bom retorno aos acionistas. “Em um projeto de hotel econômico com conceito lifestyle, você tem o custo reduzido de construção, mas a rentabilidade fica entre mid e upscale. Um hotel de luxo gera volume alto, mas a rentabilidade é um pouco menor”, compara.

Não à toa, empresas do ramo hoteleiro que tradicionalmente se concentram nos segmentos de categorias superior e midscale estão apostando no conceito. É o caso da Marriott International, Hilton Worldwide e InterContinental Hotel Group, que estão por trás da criação de marcas lifestyle mais econômicas, incluindo Moxy, Tru e Avid. No outro extremo, a Best Western lançou as marcas Vib e Glo para competir nesse setor. No Brasil, a rede Selina tem se destacado e expandido sua presença no país. Esse nível de comprometimento dos principais players hoteleiros demonstra a demanda de longo prazo entre os clientes por produtos mais econômicos e, portanto, a viabilidade desse segmento em expansão.

Por que hotéis de marca lifestyle e categoria econômica atraem investidores?

Os quartos menores criam a flexibilidade de situar um hotel em áreas urbanas mais densas, que se beneficiam de maior fluxo de pessoas e são locais geralmente preferidos pelos investidores;

Potencial para prazos mais curtos de construção;

Os quartos menores permitem mais espaço para as instalações e os recursos que os hóspedes exigem cada vez mais, como espaços abertos para trabalhar e relaxar, que, por sua vez, incentivam maiores gastos com alimentos e bebidas;

O produto hoteleiro atrai viajantes a lazer e a negócios, com a maioria das marcas relatando demanda dividida entre os dois segmentos de hóspedes.

Empresas do ramo hoteleiro que tradicionalmente se concentram nos segmentos de categorias superior e midscale estão apostando no conceito (Crédito: Getty Images)

Startups também pressionam os hotéis a se reinventar

Outro movimento importante é o número crescente de startups do segmento de hospitalidade competindo no espaço imobiliário e atraindo uma quantidade crescente de capital. Um exemplo é a Oyo Hotels, startup indiana que faz parcerias com hoteleiros independentes de pequeno e médio porte para investir na repaginação desses estabelecimentos e em sistemas de gestão e de tecnologia. Ou seja, os hotéis devem estar atentos aos novos entrantes de fora da indústria, de acordo com Freire.

“As startups conseguem ter a sensibilidade da importância da integração, do bom uso dos espaços. Elas estão tendo sucesso, forçando marcas tradicionais a se repaginar ou a comprar esses novos players”, avalia o executivo.

Confira o estudo Rise of Affordable Lifestyle Hotel Brands da JLL aqui.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade