Indústria de viagens e Turismo continua com crescimento acima do PIB Global, segundo WTTC

Continua depois da publicidade

O setor de  Viagens e Turismo no mundo cresceu 3,9%, contribuindo com um recorde de US $ 8,8 bilhões e gerando 319 milhões de empregos para a economia de todo o planeta em 2018.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Estes números são resultado de uma pesquisa anual realizada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) em conjunto com a Oxford Economics. O estudo acrescenta que pelo oitavo ano consecutivo o setor de turismo e viagens esteve com uma taxa maior de crescimento do Produto Interno Bruto global.  O estudo que é realizado nos últimos 25 anos, representa o setor privado de Viagens e Turismo, mostra que em 2018 o setor contribuiu com 8,8 bilhões de dólares para a economia global. Cresceu mais rapidamente do que as economias do mundo pelo oitavo ano consecutivo (3,9% de Viagens e Turismo contra 3,2% do Produto Interno Bruto global). Gerou 10,4% de todas as atividades globais do planeta. Além disso, conseguiu criar 319 milhões de empregos, representando um em cada dez empregos gerados em todo o mundo.

O setor de Viagens e Turismo é responsável por um em cada cinco novos empregos criados no planeta nos últimos cinco anos. É o segundo setor que mais cresce, acima dos Cuidados de Saúde (+ 3,1%); Tecnologias de Informação (+ 1,7%) e Serviços Financeiros (+ 1,7%), ficando atrás apenas da Manufatura, que cresceu 4%.

Veja também as mais lidas do DT

“2018 foi mais um ano de forte crescimento para o setor global de viagens e turismo, o que reforça seu papel como impulsionadora do crescimento econômico e da criação de empregos. Pelo oitavo ano consecutivo, nossa indústria superou a expansão da economia global em geral e registramos o segundo maior crescimento de todos os principais setores do mundo “, afirmou em nota Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC.

Brasil

Segundo o estudo, o PIB do turismo brasileiro cresceu 3,1%, sendo uma das maiores taxas de crescimento da região e o dobro do crescimento da economia brasileira.

O forte crescimento dos gastos internacionais, apoiado pelo novo visto eletrônico oferecido a visitantes de países selecionados, contribuiu significativamente para o crescimento do PIB turístico.   “2018 foi mais um ano de forte crescimento para o setor de viagens e turismo globalmente, reforçando o papel do setor como motor da economia e da criação de empregos. O Brasil ocupa posições de liderança global na contribuição do setor para sua economia, com a contribuição do PIB turismo de 8,1% e gerando 7,5% dos empregos do país “, afirmou Gloria Guevara.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade