Jericoacoara realiza seu Réveillon Sustentável com usina de reciclagem de lixo

Uma usina de reciclagem mantida pela cooperativa local de Jericoacoara (CE) está preparada para receber todo o lixo produzido pelas várias festas que o balneário fará na virada do ano.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Essa preocupação com o meio ambiente está presente em Jericoacoara desde 2014, quando a agência Samba, e os idealizadoers do Je Suis Jeri – os empresários Julio Perinetto e Joca Guarim trouxeram a ideia de manter intacto a natureza exuberante do local.

Sem consumir nenhum recurso natural da cidade e garantindo a correta destinação de 100% dos resíduos, o Réveillon de Jericoacoara terá o patrocínio master da grife John John Denin e a produção do evento executada pela agência Samba Marketing Ao Vivo. O John John Rocks Jeri 2019 deixará ainda um legado importante para a região, gerando emprego para cerca de 600 profissionais.

Natureza exuberante

“Nossa preocupação é cuidar de Jericoacoara para que as características paradisíacas do balneário permaneçam intactas. Queremos proporcionar experiências únicas ao público, sem esquecer que o atrativo principal de Jeri é – e continuará sendo – sua natureza exuberante”, conta Maurício Marques, diretor geral da Samba. A agência é responsável pela produção do réveillon junto com os idealizadores do Je Suis Jeri – os empresários Julio Perinetto e Joca Guarim, que realizaram as três primeiras edições da festa. Desde 2014, eles atuam na comunidade local apoiando a preservação do meio ambiente e a gestão de resíduos da região e contribuindo com a Cooperativa de Catadores de Jericoacoara.

Usina

A usina de reciclagem mantida pela cooperativa receberá, em poucas horas após cada uma das seis festas que compõem o Réveillon, todo o lixo já separado e encaminhado para compactação. Para isso, uma pequena parte da usina será montada na Arena John John. A estrutura terá uma mesa para a separação dos dejetos, embalagens apropriadas para o armazenamento do lixo e equipamento de segurança para todos os cerca de 50 profissionais que trabalharão na captação, separação e encaminhamento dos resíduos. Todo o processo de reciclagem, praticado desde 2014, seguirá as melhores práticas recomendadas na gestão de resíduos.

O evento também apoia e divulgará as iniciativas da associação “Eu Amo Jeri”, encabeçada por empresários locais, e o movimento “Abrace Jeri” liderado pela Secretaria de Turismo e Meio Ambiente da cidade e a comunidade local (Crédito: Beto Melão)

Conscientização

O John John Rocks Jeri 2019 também quer promover uma campanha de conscientização sobre um dos principais problemas ambientais que afeta as praias do país: o descarte inadequado de plástico. O evento não vai distribuir canudos plásticos durante os dias de festas e promoverá o desafio “Chega de Canudos Plásticos”, que foi lançado nas redes sociais de artistas e influenciadores, com participação de nomes como Ivete Sangalo, Anitta e a influencer Gabriela Pugliesi. O evento também apoia e divulgará as iniciativas da associação “Eu Amo Jeri”, encabeçada por empresários locais, e o movimento “Abrace Jeri” liderado pela Secretaria de Turismo e Meio Ambiente da cidade e a comunidade local.

Toda a programação da semana de ano novo está sendo desenvolvida em conjunto com os órgãos de fiscalização responsáveis, visando minimizar os impactos negativos e proporcionando um legado positivo para o meio ambiente e a comunidade local.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Bolsa qualificação beneficia turismo de Foz do Iguaçu e preserva 4,5 mil empregos

Foz do Iguaçu vem adotando diversas medidas para preservar empregos e amenizar o impacto social provocado pela pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Uma delas...

Portugal recebe o Selo ‘Safe Travels’ do World Travel & Tourism Council

Este selo visa reconhecer destinos que cumprem protocolos de saúde e higiene alinhados com os Protocolos de Viagens Seguras emanados pelo WTTC, ajudando, sobretudo,...

Os  Embaixadores do Rio e a retomada do turismo fluminense

Bayard Do Coutto Boiteux*O Rio  de Janeiro com a pandemia causada pelo Covid-19 passa o pior momento de sua história turística nas últimas décadas....

Prefeito de São Sebastião oficializa Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy

Nesta sexta-feira (5), o prefeito do município de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou o decreto que regulamenta o Plano de Manejo da Área de...

União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho

A União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho e começará a suspender as restrições a viagens fora do bloco...

Accor amplia programa Plant for the Planet agora para a Colômbia

Para reforçar seu objetivo com a preservação ambiental e preocupação com os insumos que utiliza em seus hotéis, a Accor anuncia no Dia Internacional...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias