Com capacidade de receber atualmente até 2.244 visitantes por dia, conforme indicado por uma Resolução do Governo do Peru, Machu Picchu aos poucos tem seu movimento de turistas e visitantes normalizado.
REDAÇÃO E EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
De acordo com a Promperu, órgão oficial de turismo do país andino, espera-se que até o fim do ano esse número seja ampliado para 3 mil pessoas. Esses números poderão facilmente ser alcançados – inclusive com brasileiros – já que esta semana foi reaberta a fronteira aérea entre o Brasil e o Peru (Veja matéria).
Carbono Neutro
Com informações desta terça-feira da Promperu, o Santuário Histórico de Machupicchu se tornou a primeira maravilha do mundo e o primeiro destino turístico a nível mundial internacional em obter o certificado Carbono Neutro, posicionando-se como uma referência em matéria de sustentabilidade. A certificação foi outorgada por Green Initiative, uma instituição que busca promover o turismo verde e amigável no meio ambiente.
Com essa certificação, busca-se reduzir drasticamente as emissões de dióxido de carbono na cidadela Inca. A intenção é que a redução seja de 45% em 2030 e de alcançar a neutralidade em 2050.
Veja também as mais lidas do DT
Ações
Entre as ações realizadas para a obtenção dessa certificação, destacam-se a instalação da única estação de tratamento de resíduos orgânicos que existe no Peru, conhecida como estação de pirólise, que transforma o lixo em carbono natural (biocarbono), e a estação de transformação de óleo, que produz biodiesel e glicerina a partir de óleos vegetais descartados das casas e restaurantes da região. Adicionalmente, iniciou-se o processo de reflorestamento de um milhão de árvores no Santuário Histórico de Machupicchu, dirigido pelo Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas (SERNANP), que permitirá diminuir a mudança climática.
É dessa forma que Machupicchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo, posiciona-se como uma referência para o turismo sustentável.
Dados
Green Initiative é a principal instituição responsável em outorgar o reconhecimento mundial de Carbono Neutro – certificação de responsabilidade climática que reconhece a conquista da neutralização das emissões de gases causadores do efeito estufa –.
Para mais informações, visite: www.peru.travel