O presidente da Câmara de Turismo da Bahia de Todos os Santos, Moysés Cafezeiro, participou ativamente do Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo ocorrido de 23 a 26 de agosto em Salvador, na Bahia. Além de prestigiar as palestras, sua entidade financiou a festa de abertura do evento, ocorrida em uma casa no bairro da Ribeira, na região conhecida como enseada dos terreiros. Moysés também é diretor do Observatório da Bahia de Todos os Santos.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Cafezeiro, em conversa com o DIÁRIO confirmou o investimento de US$ 84 milhões na Bahia de Todos os Santos. “O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo do estado vão investir US$ 84,7 milhões na Bahia de Todos os Santos, o que vai, principalmente qualificar o turismo náutico”, disse Moysés ao DT. Esse significativo aporte, que já foi liberado, tem o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Bahia.
“Estamos com ele (o projeto) há mais de 10 anos fazendo estudos de viabilidade, dando prioridade às coisas que realmente vão modificar a infraestrutura da Bahia de Todos os Santos (BTS), porque uns dos grandes problemas nossos é a questão de píer, dos atracadouros.
Veja também as mais lidas do DT
Segundo Cafezeiro, a BTS já tem uma tradição de longa data em abastecer a cidade de Salvador, mas que nos últimos anos isso tem perdido sua força em função do modal rodoviário. “Depois da construção das estradas de rodagem os saveiros perderam aquela função. Com o financiamento do Prodetur, vamos transformar esses piers para desembarcar turistas, já que a maioria deles está próximo a equipamentos culturais, turísticos”, disse Moyses ao DT. O representante da Câmara da BTS acrescenta que há um enorme déficit de vagas secas (atracadouro fora da água) e que isso será solucionado. “Com recursos do Prodetur iremos construir até 2 mil vagas secas”, quantifica.
Atrativos
Moisés enumerou vários atrativos que compõem o rol do turismo da Bahia de Todos os Santos, composto de 18 municípios. “Temos águas e praias limpas sem poluição, pesca artesanal como por exemplo o do robalo, uma média de 250 manifestações culturais, 56 ilhas (muitas desertas), além da nossa culinária. A Bahia de todos os Santos é a maior produtora do azeite de dendê do Brasil, do coco e da cana brava, que é a matéria prima para se produzir artesanato de palha. Todo artesanato vem da BTS”, afirma Moisés ao DIÁRIO.
Obras mais importante que serão feitas com o investimento do Prodetur
Reforma e ampliação do Museu Vanderlei de Pinho (Candeias)
Base Náutica e construção dos piers
A desobstrução do canal do Mar Grande
Marinha da Penha (SAC Náutico)
Além da capacitação, requalificação e plano de marketing
Cidades que serão alcançadas com o benefício do Prodetur
Salvador
São Francisco do Conde
Candeias
Madre de Deus
Simões Filho
Metropolitana II
Itaparica
Vera Cruz
Salinas da Margarida
Saubara
Recôncavo
Maragojipe
Cachoeira
São Félix
Santo Amaro
Muritiba
Recôncavo Sul
Jaguaripe
Aratuípe
Nazaré
Muniz Ferreira