Neste Dia Internacional da Mulher, o DIÁRIO entrevistou mulheres que dizem o que pensam sobre a presença feminina no segmento do Turismo e Viagens.
Fizemos a elas as seguintes perguntas:
“Qual o principal desafio para a mulher hoje no mercado de trabalho?”
Veja também as mais lidas do DT
“Qual foi o seu principal desafio como mulher para chegar onde está hoje?”
Apresentamos ao final do texto um podcast especial com as respostas. São relatos inspiradores de hoteleiras, agentes e consultoras de viagens, empreendedoras, enfim, de mulheres extraordinárias que dizem o que pensam sobre a presença feminina no setor.
Confira a seguir alguns trechos de suas falas, e ao final, o podcast completo.
Ana Helena Lacerda Malheiros
Empresária e diretora executiva do The Westin Porto de Galinhas.
“Eu acredito que o maior desafio para as mulheres no mercado de trabalho é exigência enorme que à elas são atribuídas. Por ter que dar conta da família, da casa, e do seu trabalho. Eu tenho uma experiência diferente aqui no The Westin Porto de Galinhas, mas sei que no mundo, e em outros locais, não se vive a mesma realidade.”
Larissa Murad Velloso Lelo
Fundadora e proprietária do Café Palace Hotel, em Três Pontas – MG.
“Uma das maiores dificuldades que tive foi durante o empreendimento, por ser mulher e mais nova ainda. Eu tive muita dificuldade em me impor, em fazer com que as pessoas confiassem que ia existir o Café Palace Hotel, que eu ia construir, ia colocar ele para funcionar. Se impor como mulher, e nova, fazendo um empreendimento grande.”
Ana Costa
Sócia-fundadora da agência Nova Pratika Cruzeiros & Turismo
“O principal desafio como mulher, na minha opinião, é ter que provar competência. Desde 1908 existe uma grande batalha que vem sendo construída ao longo desses anos, mas a gente sabe que ainda existe uma grande caminhada quando se fala de mulher, quando se fala de crescimento feminino”.
Lúcia Helena de Jesus
Fundadora da agência Lual Turismo e consultora de viagem
“Quando eu trato com as famílias, as pessoas até confiam mais, do que até com homem, por eu ser mulher. Então, para eu não tenho nenhum problema de trabalhar como consultora de viagem. Não sinto nenhuma pressão, que algumas mulheres sentem em outros setores, como ganhar menos do que o homem. A comissão é igual para todo mundo”.
Cristina Perlingeiro: natural do Rio de Janeiro
Agente de viagem da Conexão Turismo.
“Acho que o grande desafio para nós mulheres sempre é conseguir se sobressair e se impor à nossa capacidade. A área do turismo cresceu muito, e as mulheres hoje, são a grande maioria nesse mercado, com competência, inteligência, e lógico, com nosso charme”.
Ouça o podcast completo do DT “Mulheres que Dizem o que pensam”, a seguir:
Feliz Dia Internacional da Mulher!
Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.