Museu do Ipiranga está com 50% das obras de restauração concluídas

Continua depois da publicidade
Erramos: a publicação realizada na manhã desta quinta-feira (13) adiantava que 80% das obras de restauração estavam concluídas. O correto, segundo a assessoria do museu, é 50%. A data de reabertura foi confirmada: 7 de setembro de 2022. 

Um dos pontos turísticos mais requisitados e visitados em São Paulo em tempos normais é o Museu do Ipiranga. Iniciado em 2019, processo de revitalização do equipamento está 50% concluído.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O projeto de revitalização do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mais conhecido como Museu do Ipiranga, já passa de 50% de obras concluídas. Para a revitalização e ampliação segura de um dos patrimônios tombados mais importantes do Brasil, a nova estrutura, que já está 80% pronta, conta com cerca de 120 toneladas de aço.

Assinado pela engenheira Heloisa Maringoni, da Companhia de Projetos, o projeto de estruturas de aço do edifício monumental neo-renascentista, construído para celebrar a Independência do Brasil, foi desenvolvido com o objetivo de dar uma resposta objetiva, rápida e limpa, para não haver conflito com o delicado trabalho de restauro, que deveria acontecer simultaneamente às obras. A data prevista para a reabertura é dia 7 de setembro 2022, marco da comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil.

Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga está situado no Parque da Independência, onde ocorreu a Proclamação da Independência do Brasil, e foi aberto ao público em 7 de setembro de 1895, sendo o museu público mais antigo da cidade de São Paulo.

Veja também as mais lidas do DT

O prédio – assim como suas dependências – é tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e constitui um dos mais preservados conjuntos urbanísticos da cidade, abrigando também o Monumento à Independência, onde está localizada a cripta de Dom Pedro I, e a Casa do Grito.

Quando anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2019, o processo de revitalização do museu estava estimado em R$ 160 milhões. A expectativa é que as obras sejam finalizadas em setembro de 2022 para a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil.

Com a revitalização, o museu terá uma nova área de 6800 m² e, assim, a visitação pública na instituição será ampliada de forma significativa, podendo receber um público acima de 500.000 visitantes por ano.

Para acompanhar as obras, a organização do museu disponibiliza um passeio virtual gratuito pelo link: DIÁRIO DAS OBRAS DO IPIRANGA

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade