Museus de São Paulo batem recorde em 2014

Continua depois da publicidade

Os turistas que vieram para a Copa do Mundo e um orçamento gordo – que garantiu a montagem de megaexposições – são algumas possíveis explicações para um recorde batido em 2014: pela primeira vez, os 10 museus mais visitados de São Paulo ultrapassaram a marca de 3 milhões de ingressos. O número exato: 3.203.821 pessoas passaram por essas instituições ao longo do ano passado.

No topo do ranking aparece o Museu da Imagem e do Som (MIS) – que arrebanhou multidões com a exposição do seriado Castelo Rá-Tim-Bum -, seguido pelo Catavento, sempre cheio de crianças em excursões escolares, e pela Pinacoteca do Estado – que trouxe a disputada mostra do artista plástico Ron Mueck.

O levantamento foi feito pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, com base nos números de visitação de todos os 101 museus em funcionamento no município.

Veja também as mais lidas do DT

E é um retrato consolidado do fenômeno recentemente visto nos museus paulistanos: mostras de caráter mais pop e filas, longas filas nos arredores. “Analisamos esses números de visitação e concluímos que as exposições temporárias são catalisadoras de visitas”, comenta o coordenador da pesquisa, Fabio Montanheiro.

A má notícia é que esse recorde deve custar muito para ser ultrapassado. A ausência de um grande evento neste ano não deve trazer tantos turistas para a cidade. Ao mesmo tempo, o cenário é de crise, com cortes orçamentários na área cultural. “Com isso nossa programação está menos ambiciosa e 2015 será um ano diferente”, prevê o diretor do MIS, André Sturm. A instituição, que tinha um orçamento médio anual de R$ 10 milhões ao longo dos últimos anos, terá de trabalhar em 2015 com R$ 2,6 milhões a menos, segundo o próprio Sturm.

Dedicação

Sem apostar em grandes mostras temporárias, o Catavento tem instalações interativas e, quase sempre, permanentes. “Nosso bom desempenho é fruto da dedicação, em seis anos de existência, na divulgação das ciências”, explica a coordenadora do educativo da instituição, Ana Rita Carlos Lima.

Em terceiro lugar no ranking, a Pinacoteca credita os bons números à arte de qualidade e à diversidade da programação. “Além das mostras permanentes, em 2014 mais de 20 exposições temporárias de artistas brasileiros e internacionais passaram por aqui”, argumenta o diretor de Relações Institucionais do museu, Paulo Vicelli.

As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”. (ANSA)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade