O corpo, a mente e o contexto, por Mário Beni*

Continua depois da publicidade

Na  atualidade vivemos  o pensamento ecossistêmico   e, neste,  a “ ecologia das mídias” Portanto, numa sociedade mediatizada e midiatizada. As duas palavras se distinguem. Mediatizada vem de mediação, um conceito  que se traduz por signos de todas as naturezas – verbais, visuais, sonoros e todas as suas misturas – que se encarnam, circulam e são difundidos pela midiatização. Ser cidadão nessa sociedade hipercomplexa, que potencializa a hipersociabilidade, significa tornar-se capaz de perceber e distinguir entre diferentes linguagens e mídias, suas naturezas comunicativas específicas, suas injunções político–sociais e, a partir disso, ter condições para desenvolver a capacidade de questionar de tudo que lemos, vemos e escutamos. Isso porque se trata de uma sociedade de cognição distribuída, parte integrante da inteligência coletiva que, dadas a pluralidade e a diversidade de fontes de informação na ecologia das mídias em que ela se desenvolve, implica mais do que nunca conceber a inteligência como incluindo, no todo complexo, o corpo, a mente e o contexto.

Vivemos num tempo de caos, rico em potencial para novas possibilidades. Um novo mundo está nascendo diante de nossos olhos. Precisamos de novas ideias, novos modos de enxergar e novos relacionamentos para ajudar-nos mutuamente nessa instantaneidade em que as coisas estão acontecendo. A nova ciência – as novas descobertas da biologia a teoria da complexidade, e a física quântica, que estão mudando nossa compreensão de como o mundo funciona. Ela descreve um contexto global no qual o caos é natural e onde a ordem existe “para nos libertar”. Exibe as teias intrincadas e redes imbricadas da cooperação que nos conecta, e nos assegura de que a vida busca a ordem, mas usa a desordem para chegar lá.

Inspirados em Edgar Morin, é possível reconhecer e admitir que necessitamos  com celeridade de  um conhecimento prudente e previdente que nos possibilite a repensar a condição humana, a melhor compreender a multidimensionalidade de nossa identidade, uma identidade humana que é, ao mesmo tempo, individual e coletiva, biológica, social, cultural e espiritual.

Veja também as mais lidas do DT

Na realidade, necessitamos de um conhecimento  comedido, atilado e inteligente que permita o desenvolvimento da decantada consciência planetária de nossa cidadania terrestre, como também, para construção de uma ética antropológica que nos assista e estimule a repensar incontáveis procedimentos e condutas  levianas, imprudentes, desatinadas e até mesmo, em grande escala: flagiciosas em relação ao mundo e à dinâmica da vida.

Esta consciência universal e planetária apoiada em uma nova ética antropológica é que nos permitirá, como cidadãos do mundo, a termos uma vida mais previdente e mais decente. Estes  diferentes cenários de aprendizagem da complexidade é que nos levariam à preparação de uma nova civilização, a civilização da religação, tão urgente e necessária.

Neste Natal, convido-os a refletir sobre o texto acima e complementá-lo em suas mentes para compartilhar dessa recriação civilizatória em 2015!

Ainda é tempo!

*Mário Carlos Beni

Doutor em Ciências da Comunicação e Livre Docente em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Mestre em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP); Professor titular aposentado da ECA/USP; professor do curso de Pós Graduação da UnB – Universidade de Brasília; Professor convidado de diversos programas de pós graduação stricto sensu em Turismo e Hospitalidade no país e no exterior. É colaborador de importantes periódicos científicos de Turismo. Foi editor associado de Annals of Tourism Research.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade