O Turismo e a democracia

Bayard Do Coutto Boiteux *

A atividade turística contribui de forma decisiva para a democracia. Isso acontece, quando a atração permite que turistas de inúmeros países possam usufruir de experiências culturais distintas das que geralmente têm acesso. Assim, eles podem entender melhor a diversidade.

Os deslocamentos possibilitam não só o contato com belezas naturais, mas aproximam pessoas com pensamentos diferentes. Visitar culturas com pressupostos totalmente diferenciados, abre as cabeças para a realidade de uma sociedade repleta de opções. Essa oportunidade une os indivíduos, mesmo quando tentam negar casos da história, por exemplo, os momentos históricos: como o apartheid, holocausto ou ainda, a ditadura militar no Brasil.

O Código de Ética Mundial do Turismo, talvez o melhor material concebido pela Organização Mundial do Turismo,  nos remete ao respeito constante aos atores que fazem parte da cadeia turística. O conteúdo é desenvolvido em uma visão de comercialização.

Conscientização

A população anfitriã assume um papel fundamental. A sociedade deve ser conscientizada sobre os efeitos positivos e negativos do segmento turístico. No fundo, a preparação dessas ações pode evitar conflitos que ocorrem no mundo a fora, em função do “over turismo”. Atividade que gera um grande mal e está localizado nos centros receptores e cria uma animosidade.

Por outro lado, nosso grande desafio é fazer com que turistas entendam os valores enraizados nas diversas cidades do mundo e possam com a sua absorção, melhorar o entendimento de religiões, opções sexuais ou políticas.

Os grupos minoritários merecem o respeito da humanidade e não podem ser descartados, sob pena de trazerem de volta sentimentos que deveriam estar enterrados para sempre. Porém, essas sensações começam a florescer em algumas partes do mundo. E as consequências acontecem por meio de escolhas governamentais que querem acabar com a imigração e o asilo político.

Precisamos sobreviver dentro de uma sociedade sem ódio e que não esteja carregada de fake news. Conduta gerada por um conjunto de posts em redes sociais, que confundem o pensamento, sobretudo do senso comum. Porque, não possuem o discernimento para avaliar as mentiras turísticas veiculadas.

Democracia

A democracia permite que possamos externar nossas ideias. Atitude que deve ser realizada com respeito. Ação que promove a discussão de conhecimentos sólidos e que não deveria ser baseada em “achismos” ou ideias pré-concebidas. É lamentável, por exemplo, um falso entendimento de esquerda e direita, de Islamismo ou ainda de nações totalmente desconhecidas, que são alvo de constantes retaliações turísticas por completa falta de informação.

O airbnb contribui para que o turismo se democratizasse e permitisse um maior contato entre o turista e o anfitrião. Essa ideia é lançada por meio de novas experiências e da transformação do espaço residencial em um ambiente de trocas.

Luxo muitas vezes não oferece a melhor experiência

Nem sempre a melhor experiência turística será um hotel de luxo ou uma primeira classe. Hoje, empresas aéreas  inovam, cada vez mais, a classe econômica e meios de hospedagem. Essas organizações abrem frentes de alojamento competitivos e com preços atraentes, dentro de novas visões de vendas. Fora os cruzeiros marítimos e o parcelamento de viagens. E assim, criam um novo segmento em países emergentes.

O turismo sempre será um caminho de aprimoramento da democracia e da diversidade. A luta por uma nova visão dos produtos culturais faz parte das políticas desenvolvidas nos maiores receptores do mundo. Democracia e turismo caminham juntos, de braços dados e com vontade de mudar o mundo.

Bayard Do Coutto Boiteux é vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro*

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Pernambuco amplia horário de funcionamento de restaurantes e bares a partir da segunda-feira (10)

Os turistas que estão começando a planejar viagens para Pernambuco contam com uma boa notícia. A Secretaria de Turismo do Estado informa que devido...

Restaurante Syria resgata a essência da comida árabe em São Paulo

Por Mary Ellen Aquino (Com Edição do DT)* No mesma terça-feira (4) deste mês de Agosto em que uma grande explosão destruiu uma parte de...

SPCVB realiza capacitações online sobre destinos paulistas durante pandemia

Ações de promoção foram realizadas em forma de digital desde o início da pandemia Mesmo diante da presente pandemia que assola empresas e mercados, o...

Beach Park, no Ceará,  reabre para hóspedes em soft opening

Após 140 dias fechado, o Beach Park reabriu o parque aquático na última quinta-feira (6) somente para hóspedes e em soft opening. Em nota,...

Show dos 80 anos de Roberto Carlos será mesmo no Iberostar da Bahia

Após idas e vindas de uma possível mudança de data do show Emoções de Roberto Carlos, o diretor do Iberostar Brasil, Orlando Giglio, confirmou...

Parque Nacional de Jericoacoara reabre neste sábado após autorização do ICMBio

Mais um destino turístico brasileiro retoma suas atividades nesta semana. O Parque Nacional de Jericoacoara (CE) reabre para visitação pública a partir deste sábado...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat