Orquestra Juvenil e Grupo de Metais e Percussão apresentam-se no MASP

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

Apresentações de dois dos núcleos musicais do Instituto Baccarelli no Auditório MASP Unilever estão programadas para 21 de agosto (domingo): a Orquestra Juvenil Heliópolis (OJH), sob regência do seu maestro titular, Edilson Ventureli, e o Grupo de Metais e Percussão do Instituto Baccarelli, conduzido por Marcos dos Anjos.

O primeiro concerto, às 11h, é da Orquestra Juvenil Heliópolis, que interpretará o Concerto nº 5 Para Piano em Mi Bemol Maior, Op.73 – Imperadordo alemão Ludwig van Beethoven, composto entre 1809 e 1810, com solos do pianista Rogério Zaghi, além da Sinfonia nº 6 em Fá Maior, Op.68 – Pastoral, composta em 1808, que consagrou o mito de Beethoven. O conjunto é composto por 60 instrumentistas, com idades entre 14 e 25 anos. Como característica, a OJH alia a jovialidade de seus músicos com a maturidade e o conhecimento adquirido de seus professores e regente titular.

Veja também as mais lidas do DT

Último concerto para piano e orquestra escrito por Beethoven, o Concerto nº 5 Para Piano em Mi Bemol Maior, Op.73 – Imperador é dedicado ao patrono e aluno do compositor, o arquiduque Rodolfo, da Áustria, e teve estreia em 1811, em Leipzig, pela orquestra Gewandhaus. Embora o piano seja protagonista nesta composição grandiosa e de temática heróica, a obra traz virtuosos diálogos com a orquestra.

Às 16h, o recém-criado Grupo de Metais e Percussão do Instituto Baccarelli fará sua primeira apresentação na sala do museu da Avenida Paulista. Para consagrar este momento, o grupo traz para o palco obras de Aaron Copland (Fanfare for the Common Man – Fanfarra Para o Homem Comum), Richard Strauss (Fanfarra Para a Abertura da Semana de Música de Viena), Giovanni Gabrieli (Canzon Duodecimi Toni), Jean Sibelius (Finlândia, com arranjo de Steven Verhelst), Jim Parker (A Londoner in New York – Um Londrino em Nova York), Antônio Carlos Gomes (Il Guarany: Abertura, com arranjo de Jean-François Taillard) e Gilberto Gagliardi (Cantos Nordestinos).

Iniciado em 20 de março com a Orquestra Sinfônica Heliópolis sob a regência do maestro norte-americano Christopher Russell, o ciclo de concertos do Instituto Baccarelli no MASP prosseguirá até 20 de novembro, com duas apresentações sempre aos domingos e em dois horários: 11h e 16h; e encerra em 18 de dezembro, com uma apresentação do Coral da Gentedo Instituto Baccarelli. Todos os concertos têm cerca de uma hora de duração, sem intervalo.

SERVIÇO

Local: Auditório MASP Unilever
Endereço: Avenida Paulista, 1578 – São Paulo/SP
Data: 21 de agosto (domingo), às 11h e às 16h
Ingressos:R$ 10 (inteira)
Vendas: bilheteria do Masp ou pela Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br
ou 11/4003.1212). Aceita todos os cartões.
Capacidade: 374 pessoas, com acesso para portadores de necessidades especiais
Classificação etária: livre
Duração: 60 minutos

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade