Pesquisa revela que avião é meio de transporte mais requisitado pelos turistas

Continua depois da publicidade

O Ministério do Turismo divulgou, nesta quarta-feira (11), um estudo que revela o perfil do turista brasileiro e sua intenção de viajar pelos próximos seis meses.

O desejo de conhecer o Brasil cresceu em três das quatro faixas etárias pesquisadas. Entre os entrevistados mais jovens, com menos de 35 anos, a intenção de viajar pelo País cresceu mais de 20 pontos percentuais (de 52,1% para 73,8%), na comparação com janeiro de 2014. Já na faixa etária de 35 a 55 anos, o aumento foi de 57,2% para 67,3% no mesmo período. Entre os viajantes com mais de 60 anos a elevação foi de 51,8% para 54%.

Os turistas também estão se hospedando cada vez mais na casa de parentes e amigos. Mais da metade (54%) dos viajantes com até 35 anos usará esse meio de hospedagem na próxima viagem. Entre os que ganham até R$ 2,1 mil, esse valor sobe para 94,6% dos viajantes.

Veja também as mais lidas do DT

O avião se consolidou como o meio de transporte requisitado por mais da metade dos turistas (58,5%) brasileiros. Os automóveis correspondem a 24,4% dos deslocamentos e os ônibus, a 10,9%. O avião é, ainda, o transporte preferido em todas as faixas de renda e faixas etárias monitoradas.

Entre as capitais pesquisadas pelo Ministério do Turismo, Brasília (DF) foi a que registrou a maior intenção de se deslocar de avião: 82%. Foi o maior índice registrado pela cidade nos últimos cinco anos e o terceiro ano consecutivo em que o percentual cresceu na cidade.

Os moradores de Recife estão à frente de todas as cidades monitoradas pelo Ministério do Turismo quando o assunto é se hospedar em hotéis e pousadas. A maior parte dos viajantes (64,9%) disse que vai se hospedar em hotéis e pousadas na próxima viagem. O percentual é o maior dos últimos cinco anos.

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Foram entrevistados dois mil moradores de sete capitais: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as cidades representam cerca de 70% do fluxo turístico do País.

Fonte: Ministério do Turismo

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade