Petrópolis: a vida continua nesta incrível cidade turística!

Continua depois da publicidade

O turismo em Petrópolis, apesar de também ter sido afetado pela tragédia decorrente das chuvas na cidade, já retomou suas atividades, já que a vida continua. Cidade com uma economia voltada para a hospitalidade e em receber bem, aguarda os turistas do Brasil e do Rio de Janeiro. 

Por Caroline Figueiredo – repórter do DIÁRIO DO TURISMO – (agradecimentos a Gisele Goulart e Dalva de Oliveira por indicar fontes)

Na última quarta-feira, 16, a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, completou 179 anos. Também conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis não teve uma programação com atividades comemorativas em respeito às vítimas da tragédia que atingiu o município no dia 15 de fevereiro.

No entanto, apesar do luto, a cidade procura se reerguer, e uma maneira encontrada para isso é a retomada das atividades turísticas.

O DIÁRIO DO TURISMO conversou com várias pessoas, atores principais desta indústria da paz, chamada turismo.

Por telefone falamos com José Wanderely Augusto, 75, diretor da Casa Pequeno Príncipe (La Grande Vallée) uma residência histórica que pertenceu à Antoine de Saint-Exupéry, piloto, além de ilustrador e escritor do famoso livro “O Pequeno Príncipe. ” A casa está localizada no distrito de Itaipava, um dos 5 distritos de Petrópolis.

Veja também as mais lidas do DT

Augusto conta que dez dias antes da tragédia em Petrópolis, houve queda de árvores em sua propriedade. A Prefeitura ia ajudá-lo na retirada das árvores, mas vieram as chuvas: “Depois do incidente, Petrópolis parou. No mês de fevereiro, a carga de visitantes foi muito diminuta”, relata o dono da Casa Pequeno Príncipe.

No entanto, José pontua: “Perdemos muito, estamos de luto, mas temos que nos apresentar às outras cidades. Passamos a dificuldade, isso afetou a área de comércio, do turismo, mas a cidade não pode parar. ”

José Augusto Wanderley, em Itaipava (Crédito: arquivo DT)


Ele explica: “Petrópolis tem 5 distritos. A ocorrência foi em 1 dos distritos e prejudicou uma parte histórica, como Museu Imperial, a Casa da Princesa Isabel, mas temos outros 4 distritos que não foram afetados. Quanto ao transporte, para chegar à Petrópolis, temos a BR-040. E mesmo assim, a gente observa que os empreendimentos que foram prejudicados já estão retomando suas atividades. ”

“Somos muito guerreiros”

José comentou também que não foi mostrado pelas grandes mídias que as ruas e as lojas da cidade foram reabertas, por exemplo: “A Livraria Nobel, cuja foto com os livros perdidos por conta das chuvas circulou na internet, já está funcionando. Temos vigor, somos muito guerreiros. Temos que ser proativos para o nosso futuro”.

José lembrou ainda que Petrópolis foi capital da República na época de D. Pedro, além de ter a 1ª escola de D. Pedro e foi ainda o maior polo de indústria têxtil do Brasil.

“Nossa maior vocação é o turismo. Compras, um polo gastronômico muito bom; temos a Boêmia, que foi a 1ª cervejaria do Brasil; a cerveja Itaipava, que também é daqui de Itaipava”, completa José Augusto.


Ele faz ainda um paralelo entre a Guerra na Ucrânia e outros países que já sofreram com guerras (como Alemanha, Itália e o Japão) e tiveram que superar as dificuldades, como os moradores de Petrópolis também estão fazendo: “ Estes países tiveram que se recuperar. Nós estamos com uma realidade que precisamos transpor. Temos pessoas muito preparadas que já estão atuando para a retomada do turismo na cidade. A Prefeitura de Petrópolis e a Secretaria de Turismo também estão muito envolvidas nessa retomada. ”

Sobre o futuro do turismo em Petrópolis, ele declara: “Já tive 2 ou 3 consultas essa semana. Antes disso, passaram 10 ou 12 dias em que o telefone nem tocava. Estamos indo à veículos de comunicação para mostrar a nossa esperança da retomada turística. Além disso, estaremos presentes em uma exposição de turismo no Rio, no Jockey Club nos dias 2,3,4 e 5 de abril e estamos com o olho aceso para o turismo. ”

Atividades ao ar livre

O DIÁRIO também conversou com Raquel Neves, presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis.

Raquel Neves, presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (Crédito: arquivo pessoal)


Quanto à retomada do turismo na região, ela disse estar esperançosa com os próximos dias, principalmente com o Centro Histórico: “Por outro lado, temos outros seguimentos do turismo que já podem ser aproveitados pelos turistas. Temos vários roteiros diferenciados e atividades em regiões como Itaipava. São atividades ao ar livre, espaços abertos, e essas regiões não foram afetadas pelas chuvas”, declarou a presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis.

“Recebemos grupos e famílias para os chamados Walking Tours, que são passeios a pé para conhecer os principais monumentos e pontos turísticos da cidade. Esse é um modelo de passeio muito praticado no exterior”, informa Raquel.

Ela conta que a cidade sofreu muito e tiveram pessoas próximas que sofreram diretamente com as chuvas, mas ela ressalta a importância do turismo para a recuperação econômica da cidade: “O turismo é um dos pilares da nossa economia. Precisamos trabalhar para a retomada dos turistas à Petrópolis. Existem regiões que as pessoas já podem visitar com segurança. ”

Divulgação

Quem também falou sobre a importância do turismo para a região foi Tomás Monnerat, proprietário da “Jeep Tour Passeios Turísticos”. Ele comentou que depois da tragédia, as reservas zeraram, mas eles já retomaram as atividades: “Estamos a 50 km de distância das áreas afetadas. Operamos também no Rio de Janeiro e temos 6 roteiros em Petrópolis. Algumas rotas estão bloqueadas, sem movimento, mas temos outros roteiros. Agora, já temos algumas reservas para os circuitos rurais, no final de março e abril. Também aumentaram as reservas para os campeonatos de Mountain Bike. Precisamos de divulgação.”

Petrópolis receberá dois eventos que são históricos para o ciclismo: a Copa Internacional Michelin de Mountain Bike e a Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022. O primeiro evento acontece entre os dias 1º e 3 de abril, recebendo 350 ciclistas de 29 países. E no final de semana seguinte, entre os dias 7 e 10, é a vez da Copa do Mundo. Ambas as disputas serão no mesmo endereço: São José Bike Club, no Vale do Cuiabá, em Itaipava, um dos locais considerados mais perfeitos, no Brasil e no mundo, para as competições da modalidade.

Tomás Monnerat,da “Jeep Tour Passeios Turísticos” (Crédito: arquivo pessoal)

Atrativos funcionando

Por fim, também falamos com Evany Noel, diretora de Turismo da Secretaria de Petrópolis – a Turispetro.


Ela conta que foi feito um levantamento pela Secretaria e que todos os atrativos turísticos já estão funcionando, com exceção do Museu imperial e da Cervejaria Boêmia. A Catedral de Dom Pedro Alcântara passa por algumas reformas internas, mas está aberta ao público.


Sobre os próximos eventos da cidade, Evany comenta: “Temos um calendário de eventos já programados. São eventos particulares, que ocorrem quando empresas produtoras usam algum espaço público, como uma praça ou o Parque Municipal de Petrópolis, por exemplo. É importante honrar esse calendário, porque o impacto é grande em toda a cadeia produtiva”.


Evany informa que antes da tragédia, a Secretaria criou e ainda mantém uma Comissão de Organização e Monitoramento de Eventos: “Nós temos reuniões de 15 em 15 dias e o intuito é ver como estão os eventos, o que os organizadores precisam e auxiliá-los no que for preciso. ”
Com os eventos de Mountain Bike na cidade em abril, ela diz ainda que a Prefeitura está totalmente envolvida, recebendo essa equipe para ver todas as suas necessidades.
“Além dos eventos de ciclismo, acontecerá também o festival de música Rock The Mountain”, conta a diretora.

Evany informa que a Secretaria criou e ainda mantém uma Comissão de Organização e Monitoramento de Eventos

Rock The Mountain

O Rock the Mountain acontece em dois finais de semana: 16 e 17 e 23 e 24 sempre no Parque de Exposições, em Itaipava. São mais de 100 artistas se apresentando em seis palcos e grandes nomes da música estarão presentes como Caetano Veloso, Gal Costa e Alceu Valença, além de astros como Criolo e artistas que são fenômenos da atualidade como Silva, BaianaSystem e Djonga.

Evany adianta que representantes da Secretaria também estarão presentes na AVIRPP (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região) e na TurisRio divulgando o turismo de Petrópolis: “Teremos um cartão de visitas com QR CODE. Esse QR CODE trará informações turísticas e arquivos de atrativos turísticos, dando acesso às informações específicas, como Circuito Rural, por exemplo. Essas informações são essenciais para agentes de turismo ou operadores de viagem. ”

Etapa CIMTB 2019. / Créditos: Foto de Ney Evangelista

Petrópolis participará ainda da RioExpoTurismo, que acontecerá no Jockey Club, entre os dias 24 e 27 de março. Petrópolis fará parte do Balcão Serra Verde Imperial e contará com várias atividades, como artesanato, produtos gastronômicos, entre outros. “Haverá ainda um desfile na Rua Tereza durante o evento; Petrópolis como Wedding Destination (destino para casamento) e muito mais. Contamos com o apoio da Petrópolis Convention, Associação de Cervejarias de Petrópolis, Associação da Rua Tereza e vários setores da cadeia produtiva do turismo conosco. ”

Evany falou da parceria com o trade turístico e a importância da divulgação do que já tem sido feito para o retorno da atividade turística em Petrópolis: “Trabalhamos muito em conjunto com o trade turístico. Nós levantamos semanalmente como estão os atrativos, se estão funcionando e os horários de funcionamento, porque o setor turístico é um agente importante de fomento só ao turismo, mas aos negócios.”

Turistas em visita à Petrópolis, conduzidos pela guia de turismo Raquel (à direita) –  (Crédito: divulgação)

Sensibilidade total

Ela informa, com agradecimento, que houve uma sensibilidade muito grande de todas as partes da população, a civil e a governamental, para ajudar as famílias que sofreram com as chuvas: “Recebemos muitas doações, do Brasil inteiro, de todas as partes. Acredito que vamos sair dessa muito mais rápido. Os polos de compra já estão reabertos, a cidade está muito mais limpa (recebemos ajuda da Prefeitura do Rio e também da Prefeitura de Niterói), as pontes vermelhas, que são símbolo da cidade já estão sendo reconstruídas, a Prefeitura de Petrópolis inaugurou recentemente um Instituto de Geologia e comprou 1 prédio para as famílias desabrigadas. Há um esforço muito grande para divulgar que estamos em funcionamento. Então, acredito que estamos caminhando na retomada do turismo e para a recuperação econômica. ”

Por fim, ela comentou sobre o serviço do Disk Turismo, que é o 2º mais antigo do Brasil, tem mais de 25 anos: “O telefone é  24 2237-3321 e a ligação é gratuita. Agora, o número também é WhatsApp. É um serviço de tele atendimento para informações turísticas. Tem dado muito certo para os turistas, agentes e operadores. Tem sido fundamental para manter o link com os clientes e com os empresários. ”


SERVIÇO:
Festival Rock The Mountain

16 /04 – abertura dos portões 11h / Encerramento: 01h
17/04 – Abertura dos Portões: 13h / Encerramento: 04h
23/04 – Abertura dos Portões: 11h / Encerramento: 01h
24/04 – Abertura dos Portões: 13h / Encerramento: 04h
Parque de Exposições – Itaipava
Programação, informações e ingressos no Instagram do evento @rockthemountain
Copa Internacional Michelin de Mountain Bike
01, 02 e 03/04 – A partir das 8h (com treinos, provas e congressos técnicos de acordo com a programação)
São José Bike Club – Vale do Cuiabá – Itaipava
Programação, informações e ingressos no site oficial: www.cimtb.com.br
Copa do Mundo de Mountain Bike
07 a 13/04 – A partir das 8h30 (com treinos e provas de acordo com a programação)
Programação, informações e ingressos no site oficial: www.mtbwc.com.br

Para mais informações sobre Petrópolis, acesse o site da TURISPETRO
WHATSAPP DO DISK TURISMO: 24 2237-3321


Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade