Podcast infantil Um Mar de Histórias ensina educação ambiental

Continua depois da publicidade

O projeto conta com a colaboração de professores, estudantes e profissionais de outras áreas, como biologia, ecologia, comunicação, ciência da computação e secretariado

Edição DIÁRIO com agências

A preservação ambiental é uma pauta urgente para o desenvolvimento do turismo e essa conscientização precisa acontecer desde cedo, como ensina o podcast Um Mar de Histórias, projeto educativo infantil criado pelos alunos dos cursos de Rádio, TV e Internet, e Design da Universidade Federal de Pernambuco.

Neste programa ficcional e educativo de podcast, as corais Mille (Millepora Alcicornis) e Mussi (Mussismilia harttii) recebem um gravador especial e se tornam repórteres, contando sobre o dia a dia do ambiente recifal com os seus amigos marinhos que vivem na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, em Pernambuco.

Veja também as mais lidas do DT

O projeto conta com a colaboração de professores, estudantes e profissionais de outras áreas, como biologia, ecologia, comunicação, ciência da computação e secretariado. A equipe faz parte da Biofábrica de Corais, que já atua no monitoramento e na recuperação dos corais de Porto de Galinhas há mais de 4 anos.

O programa é oferece conteúdo educativo e de entretenimento para o público infantil utilizando do debate científico em temas que envolvem o ambiente marinho (Ilustração: Juliana Costa/divulgação)

A ideia do programa surge em 2020 após o último grande evento de branqueamento dos corais, consequência da elevada temperatura da água no verão de 2020, que deixou corais do Nordeste do Brasil, incluindo os de Porto de Galinhas, comprometidos.

Foi então que os estudantes perceberam a necessidade de representar os animais da praia, como uma forma de valorizar a biodiversidade e cultura local, e de educar as crianças sobre o ambiente marinho e a importância da conservação.

O programa é oferece conteúdo educativo e de entretenimento para o público infantil utilizando do debate científico em temas que envolvem o ambiente marinho. Para Thalia Santana, estudante e idealizadora do programa, o projeto é muito importante, pois “quanto mais cedo o tema for abordado com o público infantil, maiores serão as chances da conscientização pela preservação marinha e ambiental como um todo.”

A primeira temporada de Um Mar de Histórias tem o apoio do Instituto Serrapilheira (instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil) e conta com 6 episódios que introduz informações sobre os personagens e o ambiente dos recifes de coral. O programa está disponível nos principais tocadores de Podcast (Spotify, Google Podcasts, Deezer, Apple Podcasts, etc.) e no YouTube.

Primeira temporada apresenta 6 episódios (Foto: Rony Severiano/ edição de Juliana Costa/divulgação)
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade