Portugal vai colocar em quarentena turistas britânicos não vacinados

Continua depois da publicidade

Os passageiros que chegam a Portugal da Grã-Bretanha devem ficar em quarentena por 14 dias a partir desta segunda-feira (28), se não forem totalmente vacinados contra o COVID-19, disse o governo português.

Reuters


A nova regra vai vigorar até, pelo menos, 11 de julho. Segue-se um aumento de casos em Portugal para os níveis verificados em fevereiro, quando estava sob rígido bloqueio.

Os casos diários positivos também aumentaram na Grã-Bretanha, mas a implementação da vacinação foi mais rápida lá, e uma proporção muito maior de britânicos adultos recebeu a primeira dose.

Veja também as mais lidas do DT

Os britânicos que chegam por via aérea, terrestre ou marítima devem provar que estão totalmente vacinados ou se isolam por 14 dias “em casa ou em um local indicado pelas autoridades de saúde”, disse o governo em um comunicado na noite de domingo.

Uma pessoa é considerada totalmente vacinada em Portugal 14 dias após a segunda das duas vacinações ou a vacina de dose única da Johnson & Johnson. Os passageiros da Grã-Bretanha que se recuperaram do COVID-19 e receberam uma dose também terão permissão para entrar.

A Grã-Bretanha é uma das maiores fontes de turistas estrangeiros em Portugal, mas retirou Portugal de sua lista de viagens sem quarentena neste mês. A Alemanha declarou Portugal uma “zona com variante do vírus” na semana passada, uma medida que vai atrapalhar ainda mais as viagens.

Portugal está na lista amarela da Grã-Bretanha, o que significa que os turistas devem se isolar por 10 dias quando voltam para casa e fazem os testes COVID-19.

As autoridades de saúde portuguesas atribuíram o aumento das infecções à variante Delta, mais contagiosa, identificada pela primeira vez na Índia, mas que está se espalhando em Portugal e na Grã-Bretanha.

É responsável por mais de 70% dos casos na área de Lisboa e está a espalhar-se para outras partes do país, que tem a maior média móvel de casos per capita de sete dias da UE, segundo a publicação online Our World in Data.

Portugal abriu as fronteiras aos turistas britânicos em meados de maio e milhares de torcedores ingleses chegaram para a final da Liga dos Campeões no mês passado.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade