Portugal suspende flexibilização em Lisboa à medida que os casos aumentam

Continua depois da publicidade

A maior parte de Portugal passará para a próxima fase de flexibilização do bloqueio na próxima segunda-feira, mas regras mais rígidas permanecerão em vigor na capital Lisboa devido a um aumento preocupante nas infecções de COVID-19, disse o governo nesta quarta-feira (9).

Reuters


Portugal impôs um bloqueio nacional em janeiro para combater o que então era o pior surto de coronavírus do mundo, mas as restrições foram gradualmente suspensas desde meados de março e a maioria das empresas já foi reaberta.

Veja também as mais lidas do DT

Em grande parte do país, restaurantes, cafés e pastelarias, que agora devem encerrar às 22h30, poderão manter as portas abertas até à 01h00 do dia 14 de junho, não havendo mais restrições ao horário de funcionamento das lojas.

Os espetáculos culturais vão até à 1 da manhã e os locais de desportos amadores poderão receber de volta as pessoas com capacidade reduzida. O trabalho remoto não será mais obrigatório, mas ainda é recomendado.

Um país com pouco mais de 10 milhões de habitantes, Portugal relatou um total de 854.522 infecções desde o início da pandemia e 17.037 mortes. Ele registrou 890 novos casos, mas nenhuma morte nesta quarta-feira, o maior salto diário desde o início de março.

A maioria dos novos casos concentrou-se em Lisboa e arredores.

“A situação na área de Lisboa é preocupante”, disse a ministra do Gabinete, Mariana Vieira da Silva, em entrevista coletiva. “Estamos com dificuldades para reduzir os casos.”

Todas as empresas com mais de 150 trabalhadores devem testar seus funcionários e os testes agora serão necessários para acessar alguns eventos, disse ela.

A decisão veio depois de o governo ter sido criticado por permitir a realização de duas grandes assembleias de adeptos de futebol – uma em Lisboa quando o Sporting venceu o título português e outra no Porto para a final da Liga dos Campeões.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade