Portugal volta ao estado de emergência e anuncia medidas para o final do ano

Continua depois da publicidade

O governo de Portugal anunciou na última quinta-feira (26) um plano de medidas restritivas para as festas de fim de ano que inclui uma semana de confinamento no início de janeiro. O país tem uma das mais altas taxas de vacinação na Europa, mas também observa aumento de casos diários – foram mais de 3 mil nas últimas 24 horas.

Agências internacionais com EDIÇÃO DO DIÁRIO


As novas medidas, no entanto, começam bem antes. A partir do dia 1º de dezembro, o país volta ao estado de emergência, o que permite que o governo tome medidas para controlar os casos. O uso de máscara segue obrigatório em lugares fechados e o certificado digital de vacinação passa a ser exigido em hotéis, restaurantes e eventos.

Veja também as mais lidas do DT

O acesso a asilos, hospitais e grandes eventos culturais ou esportivos também passa a exigir a apresentação de teste negativo mesmo para pessoas vacinadas.

O primeiro-ministro, António Costa, pediu que a população faça os testes rápidos antes das festas de fim de ano. Em Portugal, esses testes são vendidos nas farmácias e podem ser feitos pelo próprio paciente.

Outra mudança afeta quem viaja para Portugal de avião. Um teste PCR passará a ser exigido a todos os viajantes, de qualquer nacionalidade.

No início de janeiro, o governo pretende fazer o que chamou de “semana de contenção”. Na prática, trata-se de um lockdown parcial.

As escolas continuarão fechadas depois das férias de Natal e só voltam no dia 10 de janeiro. Na primeira semana do mês, as discotecas estarão fechadas e o teletrabalho será obrigatório.

Mesmo tendo vacinado completamente quase 87% dos seus 10 milhões de habitantes, Portugal reportou nesta quinta-feira mais 15 mortes e 3,7 mil novos casos. O número de novos casos passou de 3 mil pelo segundo dia consecutivo, uma situação só vista há quatro meses.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade