Recife recebe “A Noite das Ideias” pela primeira vez

Continua depois da publicidade

O museu Cais do Sertão, no Recife, será o ponto de encontro do evento que começou em Paris, em 2016, e acontece em mais de 100 cidades do mundo para discutir os desafios do nosso tempo.

EDIÇÃO DO DT com Agências


A Noite das Ideias (ou La nuit des idées), em menos de uma década de existência, tornou-se um evento de relevância internacional. Todos os anos, o Instituto Francês convida as instituições culturais e educacionais da França e dos cinco continentes para realizar uma festa de ideias e conhecimentos. No dia 12 de maio, o Recife receberá o evento no museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, que contará com conferências, encontros, fóruns e mesas redondas, além de exibições, performances artísticas e workshops.

De acordo com o comunicado oficial, para a 7ª edição mundial e a 3ª brasileira, foi escolhido o tema ‘(Re)construir juntos’, pela necessidade de urgente aprofundamento em assuntos como resiliência e reconstrução de sociedades após a pandemia de Covid-19, episódio da história mundial que afetou não somente a saúde pública e a economia global, mas trouxe mudanças para a vida das pessoas em diversos sentidos.

Outro ponto de atenção do evento é a discussão da questão ambiental no Brasil, que desde 2019 bate recorde de desmatamento, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Instituto aponta que a Amazônia Legal perdeu 11.088 km² de sua cobertura vegetal, o maior índice registrado desde 2008. Diante desses desafios singulares, a Noite das Ideias traz mensagens de cooperação e solidariedade entre indivíduos, grupos e Estados.

Segundo a nota oficial, no Brasil, o tema ‘(Re)construir juntos’ ganhou olhar local e reúne artistas, profissionais e intelectuais brasileiros e franceses. A edição pernambucana é coordenada pela Embaixada e pelo Consulado Geral da França e tem como produtora a Proa Cultura, além de contar com o apoio do Governo de Pernambuco, Empetur, Cais do Sertão, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, C.E.S.A.R e Cesar School.

“O fato de Recife ser a única cidade a ter o evento diretamente coordenado pela Embaixada e pelo Consulado Geral da França da capital pernambucana, faz muito sentido para nós – esta é a primeira edição no Nordeste e em Recife, cidade de inovação e de grande riqueza cultural. Será realizada no magnífico Museu do Cais do Sertão, um modelo de arquitetura aberta ao oceano, gerador de novos ideais e experiências humanistas, essenciais para inventar um mundo em comum”, contam Sébastien Dahyot, adido de cooperação e de ação cultural em Recife, e Vincent Zonca, adido nacional para o livro e o debate de ideias, em nota oficial enviada por e-mail à redação do DIÁRIO.

MÊS DA EUROPA no Nordeste
Esta edição da Noite das Ideias é marcada pela presidência francesa do Conselho da União Europeia e, por ocasião do mês de maio, o evento faz parte do mês da Europa no Nordeste. A data é celebrada em toda a região em eventos que reúnem os parceiros europeus para comemorar a história da União Europeia e os laços que unem os europeus dentro e fora da Europa. A partir de 4 de maio, nas cidades de Salvador, Fortaleza, Recife, Maceió, Aracaju e João Pessoa, serão realizados eventos incluindo portas abertas de instituições europeias, além da venda de livros, exibições, conferências, concurso de fotografia e feira de produtos europeus. A Noite das Ideias terá duração de aproximadamente 7 horas, é gratuita e será aberta ao público. Confira abaixo a programação das atrações já confirmadas que acontecem em diferentes salas e auditórios do Cais do Sertão.

NA SALA TODO GONZAGA

Veja também as mais lidas do DT

OFICINA – Nós Podemos Cantar: Uma Roda de Conversas e Práticas – HORÁRIO: 18h45 – 19h45
O cantor, compositor, orientador vocal e ator Carlos Ferrera propõe um diálogo e exercícios com os/as participantes, partindo da pergunta TODOS NÓS PODEMOS CANTAR? A atividade será dividida em 3 partes, que incluem: Conversa com o público – com o objetivo de abrir a consciência para a possibilidade do canto e troca de conhecimentos e vivências; Práticas – com noções básicas de um trabalho vocal, onde os/as participantes possam entender um pouco mais sobre a construção da voz cantada e falada; e Considerações – momento onde os/as participantes e o ministrante, serão convidados/as a falar ou cantar algo que seja muito importante para o momento atual. Destinada ao público geral.

PALESTRA “O lado humano e criativo das cidades inteligentes” – HORÁRIO: 20h – 21h
Cláudio Nascimento, Diretor de Transformação Digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco, apresenta através de exposição de conteúdo, as novidades da inovação em modelos de cidades inteligentes e criativas. Destinada ao público geral.

BATE-PAPO Aurora de Estrelas – HORÁRIO: 21h – 22h
Apresentação do projeto realizado em parceria com a embaixada francesa pelo Coletivo e com a participação remota do artista Manoel Quitério, destinada ao público geral.

NO AUDITÓRIO DO CAIS DO SERTÃO: 
MESA 1 – A distopia na Cultura Pop – HORÁRIO: 18h45 – 19h45
Participantes: Fernando de Albuquerque (Jornalista, escritor, editor-colaborador na Revista O Grito!); Mariana Lins (Jornalista e pesquisadora, mestre e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco). Mediação: Marcello Bressan (Head de Inovação na Stefanini, professor no Mestrado Profissional em Design na CESAR School, Chapter Leader N-NE do Teach The Future e um dos futuristas fundadores da Futuring Today). Destinada ao público geral.

MESA 2 – Pode(re)mos (ainda) sonhar o amanhã? HORÁRIO: 20h30 – 22h

Participantes: Cláudio Marinho (Consultor da Porto Marinho e Cofundador do Porto Digital); Bruna Albuquerque (ambientalista); Consulado Francês. Mediação: Helda Barros (Designer do CESAR School). Destinada ao público geral.


Para saber mais sobre a Noite das Ideias, acesse o site da Secretaria de Turismo do Recife.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade