Revelando SP começa nesta quarta-feira (20) no Parque da Água Branca

Continua depois da publicidade

Considerado o maior evento de cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP, gerido pela Amigos da Arte, está de volta ao formato presencial depois de dois anos de programação online. De 20 a 24 de julho, o evento gratuito acontece no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, e vai contar com cerca de 300 atividades, entre exposição e venda de artesanato, gastronomia, apresentações de grupos e artistas da cultura popular. Os participantes vêm de mais de cem municípios paulistas, parceiros do Revelando, e a expectativa é de que cerca de 400 mil pessoas compareçam ao festival. Entre outros espetáculos, subirão ao palco do evento artistas como Almir Sater, Rolando Boldrin, Tetê Espíndola e Marcelo Jeneci.

Cantos e danças indígenas, catiras, congadas, contadores de causos, manifestações da cultura cigana, cururus, dança de Santa Cruz e de São Gonçalo, fandangos, folia de reis, moçambiques, sambas de bumbo, samba de lenço, seresta, trança fitas, umbigadas e muita cultura caipira estarão presentes durante os 5 dias de evento.

Para o Revelando SP deste ano, foram investidos R$ 6,5 milhões na capacitação dos participantes e na viabilização do Concurso de Viola Caipira. Além da remuneração de grupos e artistas, os expositores recebem hospedagem, alimentação, além de toda a renda recebida da venda dos produtos.

Tetê Espíndola é uma das atrações do Revelando SP (divulgação)

Concurso de Viola

Veja também as mais lidas do DT

O Concurso Viola SP, criado em 2020, terá a primeira edição aberta ao público presencial, durante o Revelando SP 2022. Dentre os 81 violeiros e violeiras de todo o Estado de São Paulo que se inscreveram na competição, foram selecionados 16 finalistas em duas categorias: viola caipira contemporânea e viola caipira tradicional. Os finalistas vão se apresentar ao vivo no Parque da Água Branca, no dia 23. Um júri especializado vai eleger os três melhores violeiros em cada categoria, que receberão prêmios no valor de 15 mil, 10 mil e 5 mil reais, respectivamente. Haverá ainda três premiações especiais no valor de 5 mil reais – Prêmio Violeira Revelando SP, Prêmio Viola +50 e Prêmio Incentivo, além de Prêmio do Público atribuído em cada modalidade aos violeiros ou violeiras mais aclamados pelo público presente, num valor de 5 mil reais.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Serviço

Revelando SP 2022

De 20 a 24 de julho

Dia 20 de julho, das 10h30 às 20h – Abertura oficial às 18h30

Dias 21, 22, 23 e 24, das 10h às 20h

Local: Parque da Água Branca, São Paulo – SP

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455, Água Branca – São PauloSP

Entrada gratuita

Consulte a programação completa no site: www.revelandosp.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade