Secretário de Turismo de Gramado garante: “Segundo semestre nos reergueremos”

Continua depois da publicidade

Em entrevista via whatsapp concedida ao DIÁRIO, o secretário de turismo de Gramado (RS), Rafael Carniel de Almeida, adianta que a partir de uma reunião com 24 lideranças empresariais na semana passada foram traçados novos cenários e um plano de recuperação do turismo na cidade gaúcha.

REDAÇÃO DO DT

—————————
“Por meio de um vídeo conferência obtemos percepções de cada um dos empresários e uma visão particular de Gramado. Essa conversa serviu para traçar um cenário futuro e um plano de recuperação do turismo.Precisamos traçar cenários com gatilhos a disparar conforme o cenário se comportar. Demos início a esse projeto com base nas percepções dessas empresas e entidades”, disse ao DT.

Principais ativos

Veja também as mais lidas do DT

Com perdas bastante relevantes em um município que tem 80% de suas atividades voltadas ao turismo, Rafael lembra que no momento a principal preocupação são com as pessoas da cidade. Não precisou números totais nem parciais das perdas econômicas do município.  “Nesse momento estamos focando em nosso principal ativo da cidade que são as pessoas, são elas que constroem essa cidade a cada dia”. Ele lembrou que não há nenhum caso de Covid-19 em Gramado e os 22 casos relatados foram descartados.

O secretário de Turismo da cidade, Rafael Carniel de Almeida (Crédito: Sandra Fritish)

 

Medidas empresariais

Almeida adianta que a Prefeitura de Gramado tomou algumas medidas para mitigar os riscos inerentes às empresas em tempos de pandemia: “Estamos obtendo apoio junto dos bancos para linhas de crédito personalizadas do trade turístico considerando variáveis como longo prazo e carência ampla, adequada à sazonalidade da região”, disse.

Também, como poder público, o secretário busca o apoio ao empresariado junto ao Sebrae para consultoria em gestão de crise e adiamento no pagamento de impostos. “Na parte de tributos já está em vigor a Lei (Decreto 85/2020) que garante a postergação de tributos ISSQN e IPTU dos meses de março, abril e maio, que poderão ser pagos no segundo semestre. É uma forma de as empresas terem uma folga no fluxo de caixa em consonância com os demais programas federais”, completou.

Em nota, a prefeitura de Gramado informa que os eventos já confirmados para o segundo semestre são: o tradicional Festival de Cinema, o novíssimo Amor em Gramado, Festival de Gastronomia, Festuris, Fórum Gramado de Estudos Turísticos e o consagrado Natal Luz, entre outros. “Na área de eventos profissionais, 37 estão sendo remanejados. Nos reergueremos no segundo semestre”, aposta o secretário.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. GRAMADO

    Foi esse belo gramado
    Que acolheu o pioneiro
    E esse mesmo Gramado
    Acolhe o mundo inteiro.

    Tu nasceste para fascinar
    Com os caprichos da natureza
    E está servindo de inspiração,
    Que o belo também é riqueza.

    Essa cidade encantadora
    Parece ser filme de ficção.
    Todos merecem presentear-se,
    Fazendo uma rápida aparição.

    Esse paraíso das hortênsias
    É a Hollywood Brasileira.
    Essa morada de Papai Noel
    É um sonho para a vida inteira.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade