Em São Paulo, exposição “Semana de 21” revisita história do Instituto Cultural Artium

Continua depois da publicidade

Instituto Artium, espaço cultural, apresenta-se ao público com exposição coletiva de artistas contemporâneos nacionais

Edição do DIÁRIO com agências

________________________________________________________________________

Veja também as mais lidas do DT

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público em agosto de 2021 com exposição coletiva inédita intitulada “Semana de 21”. Com curadoria do também artista plástico e fotógrafo Alberto Simon.

Localizado na Rua Piauí, no bairro Higienópolis, a propriedade de 1700 m2 e arquitetura eclética, foi construída no estilo Luis XVI e foi restaurada visando a manutenção e recuperação do patrimônio histórico. A estrutura foi construída em 1920 e 1921.

História do Palacete Stahl:

O Palacete Stahl, de arquitetura eclética, foi construído no estilo Luis XVI modernizado em 1920 e 1921. O objetivo era hospedar a primeira representação diplomática da coroa da Suécia em São Paulo e servir de residência ao cônsul, o Comendador Gustav Stahl.

Em 1924 foi comprado pelo Coronel José de Souza Ferreira, cafeicultor em Itapira, SP, e se tornou residência unifamiliar. O banqueiro e fazendeiro Francisco José Pereira Leite adquiriu o imóvel em 1932.

O Império do Japão adquiriu a residência em 1940, para servir como território consular e hospedar seu Cônsul-Geral. Com o ataque a Pearl Harbour, em dezembro de 1941, o corpo diplomático japonês deixou o Brasil, um ano depois, e passou a guarda para a representação diplomática da Espanha na cidade e, depois, à guarda da Coroa da Suécia. Em 1951, o palacete foi reaberto pelo governo do Japão, como escritório de representação. Em 1952, após o pleno restabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Japão o Palacete readquire status diplomático e passa a ser utilizado como residência consular.

Em 1970, o então Cônsul-Geral Nobuo Okuchi foi sequestrado no cruzamento das ruas Alagoas e Bahia, por um grupo contrário ao governo. Ele foi libertado cinco dias depois em troca de presos políticos. Dez anos depois, o governo do Japão transferiu sua residência consular e o palacete Stahl perdeu seu uso.

Em 1980 tem início um período marcado por décadas de severa deterioração, até ser tombado, em 2005, pelo Conpresp O Palacete Stahl é reconhecido como patrimônio histórico. O atual proprietário o adquire em 2007. Em 2009 tem início as obras para restabelecer a habitabilidade do Palacete.

A partir de janeiro de 2020, o Instituto Artium transferiu sua sede para o imóvel e dá início ao cumprimento da determinação do Conpresp de restaurar sua fachada com a remoção da pintura e massa acrílica acrescidas, revelando sua textura original recoberta por massa cimentícia áspera, colorida por velatura especial, que remete ao limestone francês, característico das construções da época. Além disto, são restauradas algumas características ornamentais e decorativas internas, originais de sua construção.

Exposição “Semana de 21”

Na mostra ‘Semana de 21, as obras não pretendem “dialogar” com o espaço, mas evidenciar o contraste que representam os 100 anos desde sua construção até sua reabertura como Instituto Artium. A exposição é guiada por uma produção atual de artistas de diversas gerações que fazem uso de diferentes suportes e promovem uma reflexão do momento atual e do retorno à normalidade em um mundo pós pandêmico. “A Semana de 21 é uma exposição que celebra a diversidade de linguagens e mídias, sem uma proposta de coesão visual ou de conteúdo, que representa a enorme complexidade do mundo atual por meio de obras de 18 artistas.” Afirma Alberto Simon, curador da exposição.

Arte de Renata de Bonis

O espaço expositivo é organizado em duas salas internas e o jardim externo. A exposição tem início em 10 de agosto e encerra-se em 24 de outubro de 2021. Com acesso gratuito ao público. O espaço está com a capacidade reduzida seguindo as orientações do governo estadual em relação à pandemia de Covid-19.

“A Comgás nos últimos anos vem atuando no fomento à cultura, esporte e inclusão. Apoiar a exposição ‘Semana de 21’ representa o nosso compromisso de transformar a vida das pessoas por meio do acesso à cultura e a história”, destaca Mariana Abuzaid, gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Comgás.

Apresentado por: Ministério do Turismo e Comgás
Realização: Instituto Artium de Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.Ficha técnica exposição:
Curador: Alberto Simon
Cenógrafo: Alvaro Razuk
Artistas convidados: Adriano Costa, Alexandre Canonico, Bruno Baptistelli, Cleo Dobberthin, Daniel Albuquerque, Dudi Maia Rosa, Erika Verzutti, Fabio Miguez, Leda Catunda, Marcelo Cipis, Marcius Galan, Maria Noujaim, Paula Scavazini, Pedro Caetano, Renata De Bonis, Renata Lucas e Thomaz Rosa
Ficha técnica Instituto Artium:
Presidente: Carlos A. Cavalcanti
Diretor Geral: Vinícius Munhoz
Diretoras de Artes Visuais: Graziela Martine e Patrícia Barros
Diretor Técnico: Caio Malfatti
Coordenação de Projetos: Victor Delboni Serviço:Endereço: Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo – SP – Brasil – 01241-000
Período: De 10/08 a 24/10
Horários de funcionamento: Terça a domingo das 09:00 as 18:00
Exposição gratuitaAgendamento online pelo site https://www.eventim.com.br/

Sobre Artium
O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, realiza projetos culturais de impacto nacional. Sua programação contempla projetos de artes visuais, artes cênicas, restauro de patrimônio imaterial, restauro de patrimônio material e projetos educativos no campo da arte e educação. O palacete histórico, sede da entidade, localizado no bairro de Higienópolis, é aberto ao público com acesso gratuito e toda programação pode ser conferida diretamente no site www.institutoartium.org.br.
Sobre a Comgás
A Comgás possui mais de 19 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 92 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a companhia atende mais de 2,1 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.
PC
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade