Último episódio de Websérie de Verão destaca importância de Parques Temáticos

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Empreendimentos recebem 17 milhões de visitantes por ano e geram cerca de 11 mil empregos diretos. As Webséries de Verão foram criadas pelo MTur para veiculação na Internet.

Edição do DIÁRIO com agências

Em dezembro de 2016, o Ministério do Turismo revelou dados  reais de movimentação de turistas domésticos no verão. De acordo com levantamento, 73 milhões de viagens seriam feitas no país, movimentando R$ 100 bilhões na economia brasileira. Para mostrar como o setor se comporta na alta temporada, a Agência de Notícias do Turismo produziu o especial “Websérie de Verão”. Os cinco episódios anteriores – gastronomia, hotelaria, artesanato, passeios turísticos e ecoturismo – já disponíveis no Youtube. A última sobre a força dos parques temáticos. O parque escolhido foi o Wet’n Wild, localizado em Itupeva (SP), que recebe muitos turistas da capital paulista, a 70 quilômetros de distância.

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Os parques temáticos brasileiros são uma alternativa de lazer para 17 milhões de pessoas, por ano, nos 13 empreendimentos em operação no país associados ao Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). Para continuar empolgando os visitantes, os proprietários de parques temáticos têm que fazer investimentos periódicos. O Vortex foi a última aquisição do Wet’n Wild, em 2015, no valor de R$ 6 milhões. Desde então, ele é o ponto mais concorrido do local. “Uma nova atração faz com que a gente consiga um incremento de visitação de um ano para outro em torno de 20%”, calcula Ricardo Penteado, diretor de operações do empreendimento.

Cadeia econômica. Em 2015, foram gerados 11 mil empregos diretos nos 13 parques temáticos do Sindepat. Juntos, eles faturaram cerca de R$ 1 bilhão naquele ano. Somente o Wet’n Wild emprega atualmente 250 funcionários, número que passa para 450 na alta temporada. Eles atuam em áreas como administração, RH, contabilidade, financeiro, vendas, marketing, setor operacional, atendentes, salva-vidas, médicos, além dos profissionais de manutenção: eletricistas, mecânicos e tratadores de piscinas.

Fazemos treinamentos para eles e como a gente tem essa sazonalidade, eles retornam para o mercado de trabalho com um pouco mais dessa noção, principalmente no segmento do turismo. São profissionais que saem daqui podendo trabalhar em hotelaria, centro de eventos, clubes e em outras áreas”, aponta Ricardo.

 

 

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