Veja as atrações que estão movimentando o turismo gaúcho

Continua depois da publicidade

Por Neneca Campos

Nesta edição de Notícias do Rio Grande do Sul, conheça o primeiro hotel temático do chocolate a ser construído no Brasil, o resgate da Pista de Esqui de Garibaldi, a maior feira de artigos gaúchos fora do Rio Grande do Sul e muito mais

 

28ª EXPOTCHÊ acontece em Brasília

Veja também as mais lidas do DT

Renovado, evento reúne atrações culturais e gastronômicas (Foto: divulgação)

A maior feira de artigos gaúchos fora do Rio Grande do Sul está de volta a Brasília em edição especial de Natal. A tradicional EXPOTCHÊ chega à 28ª edição reproduzindo o espírito natalino das cidades gaúchas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A Feira começou no dia 5 e segue até a 14 de novembro.

Em novo formato, devido à pandemia, o evento foi preparado para receber o público de forma segura apresentando muitas atrações culturais e gastronômicas.

Como ocorre em todos os anos, a EXPOTCHÊ dedica sua programação à valorização e promoção da cultura, da arte, dos produtos e da gastronomia que caracterizam o Estado.

A ambientação da feira reproduz a beleza e tradição do Natal gaúcho. O cenário apresenta um presépio em tamanho real, neve artificial, mais de 80 árvores decoradas, túnel de luz e a Floresta do Natal e claro a visita de Papai Noel.

A Feira voltou a contar com os grupos de dança e de música dos Centros de Tradição Gaúcha do DF, que se apresentam no espaço do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Centro-Oeste (MGTPC). A ExpoTchê é realizada anualmente desde 1992 na capital federal.

AFEET Brasil proporcionou uma “Viagem no Tempo” durante o Festuris 2021

Visitantes do 33º Festuris embarcaram em uma viagem no tempo (Foto: divulgação)

AFEET Brasil, durante o Festuris 2021 proporcionou em seu stand uma “Viagem no Tempo”. Os visitantes tiveram oportunidade de ser retratados em fotos de época, proporcionando uma experiência de interação com o passado do destino e também conhecer a associação e seus objetivos.

Durante a Feira aconteceu o “FIASEET Contigo Brasil”, momento em que as associadas e diretoria da FIASEET, entidade que está presente em 10 países, se conectaram para tomarem conhecimento de suas atividades. Marta Rossi, CEO do Festuris e também associada da AFEET Brasil, esteve presente no encontro e fez um breve relato sobre o que estava acontecendo durante o Festuris e sua alegria pelo sucesso alcançado.

 

 

Retorna a Porto Alegre o evento “Fado na Cidade Baixa”

Evento aconteceu no histórico bairro da capital gaúcha (Foto: divulgação)

O último domingo (7) marcou o reencontro dos porto-alegrenses com o “Fado na Cidade Baixa”, na rua Olavo Bilac, em um dos bairros históricos da capital gaúcha. O evento, com entrada franca, contou com a participação do grupo Alma Lusitana, que apresentaram fados e canções portuguesas que integram seu repertório. Para completar a atmosfera não faltaram pastéis de nata e de santa clara, travesseiros de Sintra bolinhos de bacalhau, vinho e os doces portugueses.

Antes da pandemia, o evento acontecia mensalmente em frente à Casa de Fados e Centro Cultural Maria Lisboa. A casa, que já foi uma residência construída por imigrantes portugueses, onde já moraram quatro gerações, tem em sua fachada as torres da Igreja da Sé, o casario colorido e o bonde 28.  Á frente do empreendimento o casal Jeferson Luz.

A Casa de Fados esteve fechada por 16 meses, devido as dificuldades impostas pela pandemia, reabrindo no final de outubro com a casa lotada e show do grupo Alma Lusitana. O restaurante realiza noites de fado quinzenalmente, com a perspectiva de torná-las semanais.

O casal ainda pretende realizar na casa uma série de projetos, como clube de leitura de obras portuguesas e oficinas infantis de culinária de diversas etnias. A ideia é convidar descendentes ou imigrantes para ensinar um prato de fácil execução.

Lançamento da campanha “Venha para o South Summit 2022”

Prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (Foto: Miguel Medeiros)

Recentemente aconteceu o lançamento das campanhas “Venha para o South Summit 2022”, “Porto Alegre – Todos os Destinos em um só Lugar”.

No evento que contou com a presença do Prefeito Sebastião Melo e autoridades foi divulgado uma série de medidas para fortalecer o turismo da cidade:

  • “Webserie do Pôr do Sol ao Turismo Rural”. O projeto tem 13 episódios e será exibido no formato streaming nos canais de comunicação da Prefeitura da capital.
  • A página “Mais Turismo, que já está disponível no site da prefeitura e no aplicativo 156+POA,  permite acesso a conteúdo e informações turísticas.
  • O Programa de Cadastramento para agências e operadoras de viagens do Brasil e Exterior, com foco na elaboração de pacotes turísticos, também já pode ser acessado.
  • O secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates, apresentou o Plano de Marketing Turístico da Capital
  • A reabertura do Centro de Informações Turísticas do Mercado Público, fechado desde março de 2019.

Porto Alegre, vai sediar o South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, no primeiro semestre do ano que vem, quando a cidade comemora seus 250 anos.

Uma cervejaria artesanal, localizada no 4° Distrito, foi o local escolhido para divulgar as medidas.

Sucesso entre a década de 70 e os anos 2000, Pista de Esqui volta a ser atração em Garibaldi

Garibaldi, na Serra Gaúcha, resgata uma de suas maiores atrações turísticas, de grande sucesso e que já rendeu ao município reconhecimentos no Brasil e no exterior.

A antiga Estação de Esqui Presidente Médici, ativa entre 1970 e 2001, ganhou uma versão itinerante — com 120 metros de comprimento, 3,6 metros de largura e 40 torres de sinalização. A nova estrutura foi inaugurada 31 de outubro, data em que a cidade celebrou seus 121 anos de emancipação política, com evento na Rua Júlio de Castilhos, em frente à prefeitura.

O resgate histórico, realizado pela Associação dos Amigos do Esqui de Garibaldi (AAEG), permitiu reativar a tão sonhada pista, ainda na memória de muitas famílias, turistas e atletas.

Chocotel Gramado: o grande palco do chocolate nacional e internacional

Primeiro hotel temático do chocolate do país será inaugurado em 2022 em Gramado (Arte: Zeca Zenner)

O Chocotel Gramado, 1º hotel temático do chocolate do Brasil, promete oferecer uma experiência completa ao visitante, unindo hotelaria, gastronomia, eventos e bem-estar.

A nova opção em hotelaria conta com um investimento de R$ 40 milhões e terá 7 mil metros quadrados, contemplando 118 apartamentos, refeições temáticas, área de terapias de relaxamento e beleza com todos os benefícios que o cacau pode proporcionar a saúde e a  Fantástica Fábrica de Chocolate, espaço que irá conduzir o visitante a um tour pelo universo do chocolate oferecendo muitas surpresas.

Sua inauguração está prevista para até dezembro de 2022.

O hotel vai confirmar ainda mais Gramado, com título já conquistado, de capital nacional do chocolate artesanal.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade