Veja as atrações que estão movimentando o turismo gaúcho

Por Neneca Campos

Nesta edição de Notícias do Rio Grande do Sul, conheça o primeiro hotel temático do chocolate a ser construído no Brasil, o resgate da Pista de Esqui de Garibaldi, a maior feira de artigos gaúchos fora do Rio Grande do Sul e muito mais

 

28ª EXPOTCHÊ acontece em Brasília

Renovado, evento reúne atrações culturais e gastronômicas (Foto: divulgação)

A maior feira de artigos gaúchos fora do Rio Grande do Sul está de volta a Brasília em edição especial de Natal. A tradicional EXPOTCHÊ chega à 28ª edição reproduzindo o espírito natalino das cidades gaúchas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A Feira começou no dia 5 e segue até a 14 de novembro.

Em novo formato, devido à pandemia, o evento foi preparado para receber o público de forma segura apresentando muitas atrações culturais e gastronômicas.

Como ocorre em todos os anos, a EXPOTCHÊ dedica sua programação à valorização e promoção da cultura, da arte, dos produtos e da gastronomia que caracterizam o Estado.

A ambientação da feira reproduz a beleza e tradição do Natal gaúcho. O cenário apresenta um presépio em tamanho real, neve artificial, mais de 80 árvores decoradas, túnel de luz e a Floresta do Natal e claro a visita de Papai Noel.

A Feira voltou a contar com os grupos de dança e de música dos Centros de Tradição Gaúcha do DF, que se apresentam no espaço do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Centro-Oeste (MGTPC). A ExpoTchê é realizada anualmente desde 1992 na capital federal.

AFEET Brasil proporcionou uma “Viagem no Tempo” durante o Festuris 2021

Visitantes do 33º Festuris embarcaram em uma viagem no tempo (Foto: divulgação)

AFEET Brasil, durante o Festuris 2021 proporcionou em seu stand uma “Viagem no Tempo”. Os visitantes tiveram oportunidade de ser retratados em fotos de época, proporcionando uma experiência de interação com o passado do destino e também conhecer a associação e seus objetivos.

Durante a Feira aconteceu o “FIASEET Contigo Brasil”, momento em que as associadas e diretoria da FIASEET, entidade que está presente em 10 países, se conectaram para tomarem conhecimento de suas atividades. Marta Rossi, CEO do Festuris e também associada da AFEET Brasil, esteve presente no encontro e fez um breve relato sobre o que estava acontecendo durante o Festuris e sua alegria pelo sucesso alcançado.

 

 

Retorna a Porto Alegre o evento “Fado na Cidade Baixa”

Evento aconteceu no histórico bairro da capital gaúcha (Foto: divulgação)

O último domingo (7) marcou o reencontro dos porto-alegrenses com o “Fado na Cidade Baixa”, na rua Olavo Bilac, em um dos bairros históricos da capital gaúcha. O evento, com entrada franca, contou com a participação do grupo Alma Lusitana, que apresentaram fados e canções portuguesas que integram seu repertório. Para completar a atmosfera não faltaram pastéis de nata e de santa clara, travesseiros de Sintra bolinhos de bacalhau, vinho e os doces portugueses.

Antes da pandemia, o evento acontecia mensalmente em frente à Casa de Fados e Centro Cultural Maria Lisboa. A casa, que já foi uma residência construída por imigrantes portugueses, onde já moraram quatro gerações, tem em sua fachada as torres da Igreja da Sé, o casario colorido e o bonde 28.  Á frente do empreendimento o casal Jeferson Luz.

A Casa de Fados esteve fechada por 16 meses, devido as dificuldades impostas pela pandemia, reabrindo no final de outubro com a casa lotada e show do grupo Alma Lusitana. O restaurante realiza noites de fado quinzenalmente, com a perspectiva de torná-las semanais.

O casal ainda pretende realizar na casa uma série de projetos, como clube de leitura de obras portuguesas e oficinas infantis de culinária de diversas etnias. A ideia é convidar descendentes ou imigrantes para ensinar um prato de fácil execução.

Lançamento da campanha “Venha para o South Summit 2022”

Prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (Foto: Miguel Medeiros)

Recentemente aconteceu o lançamento das campanhas “Venha para o South Summit 2022”, “Porto Alegre – Todos os Destinos em um só Lugar”.

No evento que contou com a presença do Prefeito Sebastião Melo e autoridades foi divulgado uma série de medidas para fortalecer o turismo da cidade:

  • “Webserie do Pôr do Sol ao Turismo Rural”. O projeto tem 13 episódios e será exibido no formato streaming nos canais de comunicação da Prefeitura da capital.
  • A página “Mais Turismo, que já está disponível no site da prefeitura e no aplicativo 156+POA,  permite acesso a conteúdo e informações turísticas.
  • O Programa de Cadastramento para agências e operadoras de viagens do Brasil e Exterior, com foco na elaboração de pacotes turísticos, também já pode ser acessado.
  • O secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates, apresentou o Plano de Marketing Turístico da Capital
  • A reabertura do Centro de Informações Turísticas do Mercado Público, fechado desde março de 2019.

Porto Alegre, vai sediar o South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, no primeiro semestre do ano que vem, quando a cidade comemora seus 250 anos.

Uma cervejaria artesanal, localizada no 4° Distrito, foi o local escolhido para divulgar as medidas.

Sucesso entre a década de 70 e os anos 2000, Pista de Esqui volta a ser atração em Garibaldi

Garibaldi, na Serra Gaúcha, resgata uma de suas maiores atrações turísticas, de grande sucesso e que já rendeu ao município reconhecimentos no Brasil e no exterior.

A antiga Estação de Esqui Presidente Médici, ativa entre 1970 e 2001, ganhou uma versão itinerante — com 120 metros de comprimento, 3,6 metros de largura e 40 torres de sinalização. A nova estrutura foi inaugurada 31 de outubro, data em que a cidade celebrou seus 121 anos de emancipação política, com evento na Rua Júlio de Castilhos, em frente à prefeitura.

O resgate histórico, realizado pela Associação dos Amigos do Esqui de Garibaldi (AAEG), permitiu reativar a tão sonhada pista, ainda na memória de muitas famílias, turistas e atletas.

Chocotel Gramado: o grande palco do chocolate nacional e internacional

Primeiro hotel temático do chocolate do país será inaugurado em 2022 em Gramado (Arte: Zeca Zenner)

O Chocotel Gramado, 1º hotel temático do chocolate do Brasil, promete oferecer uma experiência completa ao visitante, unindo hotelaria, gastronomia, eventos e bem-estar.

A nova opção em hotelaria conta com um investimento de R$ 40 milhões e terá 7 mil metros quadrados, contemplando 118 apartamentos, refeições temáticas, área de terapias de relaxamento e beleza com todos os benefícios que o cacau pode proporcionar a saúde e a  Fantástica Fábrica de Chocolate, espaço que irá conduzir o visitante a um tour pelo universo do chocolate oferecendo muitas surpresas.

Sua inauguração está prevista para até dezembro de 2022.

O hotel vai confirmar ainda mais Gramado, com título já conquistado, de capital nacional do chocolate artesanal.

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT