Veja as festividades e encontros que irão movimentar o turismo gaúcho

Continua depois da publicidade

Programação reúne as festas Semana Farroupilha, Expointer, Connection Experience, Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

POR NENECA CAMPOS

Semana Farroupilha
A Semana Farroupilha é a maior festa popular do estado, período dedicado ao culto às tradições locais em todas as cidades do Rio Grande do Sul. No dia 20 de setembro é comemorado o início da Revolução Farroupilha (1835-1845).
Durante o período, o povo gaúcho vai as ruas comemorar a Revolução, celebrando o momento com desfiles, shows, acampamentos, indumentária típica, churrasqueadas e seu chimarrão.
O evento deste ano vai homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade.
Em razão da pandemia e obedecendo aos protocolos de distanciamento social, a programação terá presença reduzida de público, mas será transmitida pelas redes sociais.
No dia 14/09, o governador Eduardo Leite abrirá as comemorações ao receber a Chama Crioula, no Palácio Piratini, e acender o candeeiro, iniciando oficialmente os Festejos que vão de 14 a 20 de setembro. Nesse período acontecerão apresentações on-line, desfiles com um número reduzido de cavalarianos e diversas ações culturais.
Atualmente, existem cerca de 3,7 mil Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) no mundo. Desses, 1,7 mil são no Rio Grande do Sul, 800 em outros Estados brasileiros e 1,2 mil fora do país, cultuando o folclore e os costumes da região por meio da dança, alimentação e esportes.

 
Expointer 2021 começa no próximo domingo (4)
A 44ª edição da Expointer será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 4 a 12 de setembro. Depois da edição totalmente digital em 2020, por conta da pandemia, a feira agropecuária está sendo considerada pelo governo do estado como a “feira da retomada”, já que voltará a receber público, até 25 mil pessoas diariamente, entre visitantes, expositores e trabalhadores em geral. O Pavilhão da Agricultura Familiar contará com a participação de 216 agroindústrias e empreendimentos de artesanato, plantas e flores. A expectativa é que as máquinas faturem cerca de 40% do valor das vendas realizadas na edição anterior.
Os animais (bovinos, equinos, ovinos, zebuínos, caprinos, além de pequenos animais-aves, pássaros, coelhos e chinchilas) poderão ser vistos em mais de 20 pistas para julgamentos e leilões. No dia 10 de setembro pela manhã, haverá o tradicional desfile dos campeões. A infraestrutura do Parque de Exposições Assis Brasil conta com 141 hectares e 70 mil metros quadrados de área de exposição, possibilitando integração entre os 5,9 mil expositores.

Expointer Dani Barcellos

 
Connection Experience – Dois dias de imersão nas novas tendências do turismo
Começa na próxima quinta-feira (9) Connection Experience, em Canela, na Serra Gaúcha. O evento vai acontecer de forma hibrida, apresentando  conteúdos com palestrantes nacionais e internacionais pela manhã e a tarde  para os que participarem de forma presencial,  a jornada de experiências pelos principais atrativos turísticos de Canela.
A programação está dividida por eixos temáticos: Natureza, Diversidade e Turismo; Turismo Gastronômico: Originalidade e Premiunização; Turismo do Vinho e a Experiência Enogastronômica; Turismo Rural: experiências autênticas e o mercado 4.0.
O evento trabalha com base nos protocolos de segurança para a realização do Connection Experience, com um número limitado de participantes. Por isso a organização avisa que restam poucas vagas para participar na forma presencial. Já o link para inscrições on-line segue aberto até o dia 7 de setembro para quem quiser acompanhar o conteúdo das palestras via internet.
Para se inscrever e ficar por dentro dos conteúdos, o interessado deve acessar o site www.festurisgramado.com/connection e realizar seu credenciamento.

 
13° Festival de Cultura e Gastronomia
O 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, começa nesta quinta-feira (2) e segue até o dia 12 de setembro na Rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz São Pedro. Com o tema “Do produtor à mesa: valorizando a economia local”, o evento é o principal roteiro gastronômico da Serra Gaúcha movimentando as agroindústrias familiares da região.
O circuito gastronômico contará com 10 pratos salgados e dois doces. Os salgados terão custo de R$ 30,00 e os doces R$ 20,00.
Para viabilizar a realização presencial do evento, a Gramadotur adotou rígidos protocolos de segurança para encantar e proporcionar segurança a todos que circularem pela cidade. O acesso do público será gratuito, mas limitado em 240 pessoas sentadas.
Além da estrutura montada no Centro de Gramado, o festival terá diariamente oficinas virtuais de culinária e apresentações musicais itinerantes pela cidade. As oficinas gastronômicas serão transmitidas pelo canal Gramado Eventos TV no Youtube.
22 anos da Pousada Temática das Missões
Uma confraternização dos proprietários e da equipe de trabalho marcou o aniversário de 22 anos da Pousada Temática das Missões.
Hospedagem pioneira na cidade, a Pousada está localizada ao lado do Parque Histórico das Missões e da Igreja Patrimônio da Humanidade e já faz parte da história recente do turismo na cidade de São Miguel das Missões e na região.
A construção faz uma releitura das casas guaranis do período reducional com avarandados e murais esclarecedores.
Os apartamentos são identificados com nomes guaranis, desenhos e textos explicativos. Em seu interior, além do conforto de uma bela Pousada estão expostos quadros e fotos referentes aos remanescentes dos 30 povos jesuítico-guaranis, permitindo um mergulho no universo missioneiro.

 
Segmentação do turismo no Rio Grande do Sul
Secretaria de Turismo (SETUR) realiza até o fim de novembro uma agenda de 15 encontros abordando os diversos segmentos de turismo no Estado. O primeiro foi em maio sobre campismo. Os encontros vão contar com a presença do secretário de Turismo, Ronaldo Santini para mostrar de que forma o poder público pode contribuir com as atividades. A ideia é ideia é fazer uma troca de informações para que cada segmento seja estruturado e ganhe novas atrações. A agenda vai contemplar turismo religioso, bem estar, LGBTQIA+, cicloturismo, náutico, de natureza, encerrando no dia 24 de novembro com o Turismo de Compras.

 
Caminhos Rurais de Porto Alegre
Segunda capital brasileira com a maior área rural, Porto Alegre tem o privilégio de oferecer uma experiência singular, a poucos minutos do grande centro urbano. Num espaço de natureza viva, com áreas produtivas e de preservação ambiental e biológica está a rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre. As propriedades envolvidas na Rota Caminhos Rurais são dedicadas a diferentes atividades de lazer junto ao ambiente rural, à produção de vinhos, frutas, agricultura agroecológica, pesca, trilhas, passeios a cavalo, produção de plantas ornamentais e alimentícias não convencionais, comida caseira preparada em fogões à lenha e café campeiro. A maioria das propriedades comercializa produtos coloniais de fabricação própria.
No site www.caminhosrurais.tur.br   há informações detalhadas das propriedades.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade