InícioPolíticas de turismoVeja como vai ser a taxa ambiental para turistas...

Veja como vai ser a taxa ambiental para turistas em Guarujá (SP)

Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá, litoral de São Paulo, cita os exemplos de Paraty (RJ) e Ubatuba (SP) para justificar a implementação da nova medida


REDAÇíO DO DIÁRIO

A Prefeitura de Guarujá começará a cobrar uma taxa de preservação ambiental para os turistas da região a partir de 2025. A ideia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) é minimizar os impactos causados por visitantes da cidade.

Conforme exposto em matéria do portal Terra, assim que for implementada, a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) deverá ser paga por dia que o turista permanecer na cidade. Segundo a Prefeitura do Guarujá, em comunicado enviado ao mesmo portal, ainda existem algumas etapas para que a medida entre em vigor.

A demora, de acordo com a Semam, é em razão de uma série de ajustes que tiveram que ser feitos na proposta desde a última audiência pública sobre o assunto, realizada no final de 2023. A adaptação visa incorporar sugestões dos moradores.

“A previsão é de envio do projeto de lei à Câmara Municipal até o próximo mês de maio”, informa a Prefeitura. Depois de encaminhado, o próximo passo é implementar o projeto, o que deve demorar um pouco mais que o previsto em razão de um princípio tributário.

“Uma vez aprovada, a iniciativa só poderá ser implementada a partir de 2025, devido ao princípio da anualidade do Direito Tributário, que prevê que todos os tributos criados sejam lançados apenas no exercício financeiro seguinte”, explica a gestão municipal.

Entenda como funcionará a taxa em Guarujá

Segundo matéria do Terra, detalhes sobre as taxas foram esclarecidos na última audiência pública. De acordo com a Prefeitura, o Projeto prevê a cobrança aos donos de veículos que venham de fora da Região Metropolitana da Baixada Santista e que pretendam permanecer por mais de 3 horas no local.

A gestão garantiu que os valores variam a depender do porte do veículo. A margem estipulada varia de R$ 4,26 a R$ 119,28. A gestão fez questão de ressaltar que a taxa é apenas para visitantes e não inclui os moradores de Guarujá e da Baixada, nem mesmo carros de serviço, como ambulâncias, viaturas e transportes públicos.

“A Semam reitera que a TPA tem o objetivo de mitigar os impactos gerados pelo grande número de visitantes, como já acontece em destinos turísticos como Paraty (RJ) e Ubatuba (SP)”, destaca nota.

Leia também:

Mudanças nas entradas do Guarujá: secretário revela planos

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque