Visto Americano pode demorar 500 dias para sair

Os consulados dos EUA no Brasil retomaram nesta segunda-feira as entrevistas para emissões de vistos de não-migrantes para cidadãos brasileiros. Esse visto é para quem pretende viajar a passeio, estudo ou intercâmbio, por um período curto de tempo. Contudo, os consulados priorizarão as solicitações já agendadas e novos pedidos podem chegar a demorar aproximadamente 500 dias, segundo prazos recebidos por requerentes que fizeram a solicitação recentemente. Antes da pandemia, o prazo habitual era de menos de 15 dias.

As emissões de vistos americanos para não-migrantes do Brasil estavam suspensas desde maio de 2020. Desde então até hoje, apenas vistos de estudante ou de emergência vinham sendo processados.

“A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil retomarão as consultas de rotina para vistos de não-imigrante a partir de 8 de novembro de 2021. Nessa data, as Exceções de Interesse Nacional não serão mais necessárias para viagens aos Estados Unidos”, informa o site da Embaixada americana no Brasil. “Devido aos protocolos de saúde e segurança, os agendamentos podem ser limitados. No entanto, estamos adicionando regularmente novos espaços disponíveis, quando possível. Certifique-se de verificar frequentemente”, sugere.

Para obter o visto, os solicitantes precisam ter tomado as vacinas contra a covid-19 já que a política do governo dos EUA prevê que, antes do embarque, deve ser apresentado o comprovante de vacinação, com datas e nomes das doses, e o resultado negativo do exame PCR, feito até três dias antes. Todas as vacinas aprovadas pela agência americana FDA, e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) serão aceitas para entrada nos Estados Unidos.

Todas as vacinas que fazem parte da campanha no Brasil já são aceitas pelos EUA, inclusive a Coronavac.

Além disso, a viagem deve ser feita com pelo menos duas semanas após o fim do ciclo vacinal.  (Valor)

 

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial