Dia do Vinho 2016 é lançado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

Continua depois da publicidade

Cerimônia festiva reuniu quase uma centena de pessoas em espaço do Hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves

Edição do DT com Agências

Com início marcado para 20 de maio, quando festejos simultâneos terão início em quase duas dezenas de municípios de três polos enoturísticos e gastronômicos do Brasil, o Dia do Vinho 2016 foi oficialmente lançado na semana passada em Bento Gonçalves. A cerimônia, em pleno outono da região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, ganhou ares de festa típica da imigração italiana, na Casa do Filó do Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos. A evolução dos rótulos elaborados no país e das três cadeias econômicas impactadas pelo evento deu o tom dos discursos ao público de aproximadamente 100 convidados. Entre eles, estavam alguns dos pequenos agricultores e vinicultores locais, cujo trabalho resulta na programação farta em culinária, vinhos, espumantes, sucos de uva e hospitalidade genuínos. De Garibaldi,o vice-prefeito Antonio Fachinelli compôs a mesa de autoridades. A secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, e a turismóloga Melina Casagrande também participaram do lançamento.

Veja também as mais lidas do DT

“Precisamos entender quantas famílias são beneficiadas com a cadeia do vinho. Quanto desenvolvimento econômico e riqueza passam de mão em mão com cada garrafa que sai daqui. Poucas pessoas sabem quanto trabalho está envolvido. O vinho, para nós, é produto de orgulho”, emocionou-se o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.

A noite de temperatura amena, aquecida pelos rótulos elaborados no Sul do Brasil, ainda serviu para o lançamento e a sessão de autógrafos do livro Vinho Fino Brasileiro. “Um reconhecimento ao vigor do vinho nacional”, comentou o autor Rogério Dardeau.

Em seu pronunciamento, o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, saudou o trabalho de todos os empreendedores integrados na iniciativa – naquele momento, representados na pessoa do hoteleiro Moysés Michelon, que além de oferecer, supervisionou pessoalmente toda a montagem e realização da cerimônia na Casa do Filó. “Agradecemos a todos pelo esforço, o trabalho a dedicação e o envolvimento que nos permitem realizar estas duas semanas de Dia do Vinho”.

Sobre o Dia do Vinho

O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).

A edição 2016 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Enotur, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos, Oxford Cristais – a taça oficial do Dia do Vinho e patrocínio máster de Verallia.

A Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur) apoia o evento. O Dia do Vinho está nas redes sociais em facebook.com/diadovinho e instagram.com/diadovinho2016. Para conferir a programação completa acesse diadovinho.com.br.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade