9 de Julho: Uma data que não pode ser esquecida

Continua depois da publicidade

*Luiz Gonzaga Bertelli

O 9 de Julho evoca os acontecimentos que mobilizaram os paulistas em 1932. Iniciado em 26, o governo de Washington Luís não foi tranquilo: a crise econômica mundial de 1929 gerou alto desemprego. Na política, provocou forte reação ao indicar o governador Júlio Prestes à sua sucessão, quebrando a política do “café com leite”, na qual paulistas e mineiros revezavam a presidência do País. Seria a vez do governador mineiro Antônio Carlos, que inconformado, lançou a candidatura do governador gaúcho, Getúlio Vargas, com João Pessoa, governador da Paraíba vice. Em 30, as eleições deram a vitória ao paulista, Vargas contestou. O assassinato de Pessoa, em julho, originou o movimento militar que depôs Washington Luís.

Vargas já assumiu quebrando promessas: suspendeu a Constituição e dissolveu o Congresso. Esse desrespeito gerou insatisfação paulista. A sociedade se mobilizou para lutar “pela autonomia de São Paulo e pela constitucionalização do Brasil”. Em fevereiro de 32, partidos se uniram lançando a Frente Única. Em 22 de maio, comícios assumiam tom inflamado, gerando ataques a jornais favoráveis a Vargas. Na tentativa de depredação da sede do Partido Popular, os paulistas foram recebidos a tiros, vitimando Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia e Antônio Américo de Camargo Andrade. Os jovens entraram para história, pois as iniciais de seus sobrenomes batizaram o movimento do levante paulista: o MMDC, que em 9 de julho, sob o comando do general Isidoro Dias Lopes e do coronel Euclides Figueiredo, chefes do Estado Maior Revolucionário, eclodiram a revolução paulista, para depor Vargas, convocar eleições e promulgar nova Constituição.

Na tentativa de depredação da sede do Partido Popular, os paulistas foram recebidos a tiros, vitimando Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia e Antônio Américo de Camargo Andrade. Os jovens entraram para história

Veja também as mais lidas do DT

Mas as tropas paulistas lutaram sozinhas, pois as promessas de ajuda não se cumpriram. Contavam com 7 aviões e 44 canhões, contra os 24 aviões e 250 canhões das forças de Vargas. A rendição foi assinada pela Força Pública em 2 de outubro. Entretanto, os livros de história indicam que apesar da derrota militar, os paulistas saíram vitoriosos em 32, pois o País ganhou uma Constituição em 34. Foi um exemplo ímpar de união e força, que talvez não mais se reproduza entre nós.

Luiz_GonzagaBertelli*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade