ABAV Nacional apresenta ações para 2021

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Em live realizada na quarta-feira (10), a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) apresentou suas principais ações para o ano de 2021.

por Patrícia de Campos* (colaboradora do DIÁRIO)


A presidente da entidade, Magda Nassar, fez um breve relato das ações realizadas no ano passado, todas voltadas para o enfrentamento da crise que assolou o país devido a pandemia da Covid 19. Foram citadas a Campanha Adia, apoio a repatriação de brasileiros no exterior quando do fechamento das fronteiras, pleitos trabalhistas, tributários e creditícios; parceria com a Caia Econômica Federal, liberando linhas de créditos para associados; o Selo de Turismo Responsável; Guia do Viajante Responsável e ABAV Collab, que recebeu virtualmente mais de vinte mil pessoas.

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Para esse ano, a ABAV Nacional traz no seu plano de trabalho, a continuidade nos pleitos trabalhistas e creditícios com base na prorrogação de datas; extensão dos prazos da L14046, dando um fôlego adicional para o setor e preservação dos direitos do consumidor; discussão para implantação de uma nova MP IRRF e ações promocionais para a retomada.

De março a dezembro, haverá capacitações pelo Iccabav, tendo as ABAVs estaduais como anfitriãs, para maior e melhor conhecimento de destinos, promoções comerciais e principalmente questões sobre gestão.

No mês de maio, dias 11 e 12, uma rodada de negócios virtual, capacitações, que trará compradores selecionados para geração de bons negócios.

Novidades

As grandes novidades do ano são a abertura de três novas opções de filiação e o MBA em gestão em serviços com ênfase em turismo, hotelaria e eventos, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, no formato EAD, com duração de um ano, com início dia 25 de fevereiro e desconto de 20% para associados.

A tradicional e maior feira do trade no país, a ABAV EXPO, em sua 48ª.edição, foi confirmada de 29 de setembro a 1º de outubro, no Expo Center Norte, acontecendo junto ao ABAV Collab, que será o espelho da feira. Em respeito aos “tempos de distanciamento”, a feira presencial terá limitação de visitantes, menor número de expositores (serão 100 no total) para garantia de maior espaçamento nas áreas de trânsito.

Frederico Levy, diretor do segmento de turismo de Luxo da ABAV Nacional, coordenador de um grupo de trabalho para desenvolvimento do turismo de luxo no Brasil, comentou sobre o programa de capacitação com fornecedores do mercado de luxo, busca e discussões de soluções focadas nesse nicho e o mapeamento dos associados que trabalhem nesse foco.

Levy comentou que com a impossibilidade de viagens internacionais, os clientes “luxo”, têm buscado alternativas internas, onde destinos como Amazônia e região Sul do país, tem sido os mais procurados. Ressalta que o mercado nacional tem muito a oferecer a esse público, mas as opções são por muitas vezes desconhecidas pelos agentes de viagem, e que muitos investidores internacionais estão focando em “terras brasilis” para novos empreendimentos no setor.

Por fim, em números apresentados por gráficos, a gerente geral da Abav Nacional, Jerusa Hara, atualizou os dados da entidade, que conta hoje com 2,2 mil associados e que respondem por 80% das vendas do setor. O faturamento dos associados em 2020 chegou a R4 14 bilhões, 58,7% a menos do que foi registrado em 2019 (R$ 33,09 bilhões).

Muitas agências fecharam as portas (não foi especificada quantas) e um número considerável optou em trabalhar definitivamente em home office. Segundo os gráficos, 70% das que navegaram no mar turbulento do ano que passou, e sobreviveram, são associadas da ABAV Nacional.

 

 

 

 

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