Air France apresenta suas políticas de igualdade de remuneração e de gênero

Continua depois da publicidade
Companhia aérea Air France divulga números atuais e planos para garantir a equidade profissional de suas funcionárias; feminização, inclusão e liderança guiam as ações da Air France
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
——————————–
A Air France é a favor da igualdade de remuneração entre homens e mulheres. Desde 2008, a empresa adotou medidas de recuperação salarial para reduzir a diferença entre homens e mulheres dentro da empresa (para cargo, tempo de trabalho e habilidades comparáveis).
No âmbito do 5º acordo de três anos assinado com parceiros sociais sobre igualdade de gênero no local de trabalho, a empresa assumiu um compromisso mais ambicioso de reduzir significativamente o número de mulheres afetadas por essas diferenças salariais até o final do contrato (2021). A companhia espera atingir essa meta.

 

Pontuação de 94/100 para o índice de igualdade de gênero

Em 1º de março de 2020, de acordo com suas obrigações legais, a Air France publicou pelo segundo ano o seu índice de igualdade profissional entre homens e mulheres. A empresa obteve uma pontuação de 94/100, um aumento de 5 pontos em relação ao ano passado. O limite mínimo estabelecido pelo governo francês é de 75/100.
Esse índice é baseado em 5 critérios — diferença salarial, diferença no aumento salarial individual, diferença de promoções, aumento salarial no ano de retorno da licença de maternidade e número de homens / mulheres nas 10 faixas mais altas de salário.
Esse resultado reflete o compromisso e o trabalho de todos os funcionários da Air France para alcançar a verdadeira igualdade profissional e é um incentivo para continuar esses esforços.

 

A rede de mulheres do grupo Air France comemora seu segundo aniversário
Women for Tomorrow (WoTo, e Mulhers para o Amanhã, em tradução livre) foi a ideia de várias mulheres da companhia que queriam criar um local de intercâmbio, com reuniões, debates e oficinas para promover as mulheres na empresa e fortalecer a diversidade de gênero. Até o momento, a rede possui 500 membros e está sendo desenvolvida nos diferentes escritórios da Air France.

Promover um local de trabalho inclusivo e pôr fim ao sexismo

Na sociedade e nas empresas, embora tenha havido progresso real em termos de igualdade profissional, os estereótipos de gênero persistem. Essa é uma das áreas prioritárias de foco da Air France. Como tal, a Air France assinou a Carta da Diversidade e, em 2018, juntou-se a cerca de 30 grandes empresas francesas na iniciativa #StOpE, apoiada pelo governo. Desde março de 2019, de acordo com a nova lei francesa relativa à “Liberdade de escolher a futura carreira”, correspondentes em cada divisão são indicados para combater o assédio sexual e o comportamento sexista ofensivo, além de comentários em cada divisão para ouvir e apoiar a equipe em suas ações. Os nomes e os detalhes de contato desses correspondentes são exibidos no local de trabalho e na Intralignes, rede interna da companhia.
Em 2020, a empresa comprometeu-se a renegociar a Carta de Assédio, com a intenção de orientá-la de maneira mais global para evitar comentários rudes ou ofensivos, atos de violência e assédio no local de trabalho.

 

Veja também as mais lidas do DT

Feminizando as profissões antes dominadas por homens

Na Air France, as mulheres também são pilotas, engenheiras, gerentes gerais, mecânicas e ocupam muitos outros cargos ainda frequentemente associados aos homens. A feminização das profissões é um aspecto fundamental da igualdade profissional e a Air France promove o acesso das mulheres a todas as profissões e incentiva as meninas a seguir esses caminhos profissionais.
A Air France promove mulheres em profissões técnicas, em particular como parte do evento “Feminizing Airline Professions”, que ocorre há vários anos durante o Paris Air Show. Desde 2017, a Air France também é parceira da associação “Elles bougent” (meninas em movimento) para promover a diversidade na fase de orientação de carreira.
Mais de 60 patrocinadoras estão envolvidas, principalmente nas áreas de manutenção aeronáutica, TI e tecnologia digital, para participar de várias ações com meninas e estudantes do ensino médio e inspirá-las para o futuro.

Liderança feminina

A feminização das profissões também exige que as mulheres tenham acesso aos mais altos níveis de responsabilidade na empresa. Para promover o progresso na carreira das mulheres, a empresa organiza ações de treinamento e apoio por meio do programa “Women of Talent”. Desde 2015, 150 mulheres seguem esse programa. Com 36,1% de gerentes do sexo feminino, 55,5% do Conselho de Administração composto por mulheres, e 30,8% no Comitê Executivo, a Air France visa alcançar uma diversidade real de gênero nos cargos de responsabilidade, priorizando as habilidades.

 

Reforçar as medidas de apoio aos funcionários com filhos

O treinamento específico para apoiar os funcionários que retornam ao trabalho após uma licença de maternidade e/ou parental existe desde 2016, com o objetivo de incentivar um retorno suave ao trabalho, promovendo um equilíbrio saudável entre vida profissional e familiar. Como parte de um processo de melhoria contínua, o assunto dos pais e mães que trabalham será discutido durante a negociação do futuro acordo de igualdade de gênero, notadamente no que diz respeito às novas formas de parentalidade.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade