Áustria inicia novo lockdown para tentar barrar avanço da Covid-19

Continua depois da publicidade
Desde que a população europeia começou a ser vacinada e as campanhas de imunização foram impostas, a Áustria é a primeira a fazer um novo confinamento

Edição DIÁRIO com agências

A partir desta segunda-feira, 22 de novembro, a Áustria entrou em lockdown para conter a quarta onda da Covid-19. Nas últimas semanas, o país estava restringindo a circulação apenas de quem não estava vacinado. Agora, a regra vale para toda a população.

Viena, capital do país, recebeu protestos de apoiadores da extrema-direita contra as novas medidas de isolamento e a vacinação obrigatória, que entrará em vigor em fevereiro. No último sábado, 20 de novembro,  cerca de 40 mil pessoas estavam nas ruas. Seis foram presas.

Veja também as mais lidas do DT

O país possui uma das taxas de população totalmente vacinada mais baixas da União Europeia. O Partido da Liberdade, de extrema-direita, é o terceiro maior no parlamento austríaco e faz parte de um forte movimento antivacina no país.

Parte dos comerciantes do país também teme ser prejudicada com o novo isolamento, que deve prejudicar o comércio de natal, a época mais importante do ano para muitos lojistas. Além disso, o turismo no país está suspenso, o que também deve impactar na economia de fim de ano.

“Ninguém quer um lockdown, um lockdown é um último recurso, um instrumento agressivo, é sempre uma imposição, mas é o instrumento mais confiável que temos para impedir essa quarta onda da Covid-19”, explicou o ministro da saúde da Áustria, Wolfgang Mückstein.

A Áustria está atualmente com 66% da população totalmente imunizada, uma das taxas mais baixas de toda União Europeia, é esperado que o lockdown para não vacinados, decretado nos últimos dias, ajude a aumentar esse número.

O governo disse que registrou um aumento de pessoas marcando para serem vacinadas. Apesar disso, ainda vai demorar para que o público que está recebendo as doses apenas agora esteja totalmente imunizado.

Nesta segunda-feira, a Eslováquia começou a confinar os não vacinados contra a Covid-19, seguindo a iniciativa que a Áustria estava adotando nas últimas semanas. “Recorremos a um confinamento vigoroso dos não vacinados, porque temos de protegê-los”, explicou o primeiro-ministro Eduard Heger para o canal público RTVS.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade