Programa VAI TURISMO! é apresentado na abertura da Equipotel

Após o corte de fita da Equipotel  – um dos maiores eventos de equipamentos e serviços de hotelaria da América Latina, nesta segunda-feira (22), na Expo-SP, em São Paulo, a técnica da CNC – Confederação Nacional do Comércio, Márcia Cristina Alves apresentou no espaço Vila da Hospitalidade as linhas principais do projeto VAI TURISMO – Rumo ao Futuro.

Por Paulo Atzingen (de São Paulo)


“Temos que trabalhar melhor as políticas públicas do turismo e alinharmos as esferas municipais, estaduais e federais. Quantas iniciativas de turismo estão em desenvolvimento no Brasil e Estados e qual o alinhamento entre essas iniciativas?”, questionou aos presentes. “Não há”, respondeu. “Como evitar tantas sobreposições e descontinuidades?”, prosseguiu.

Segundo Márcia, os governos estaduais eleitos em 2018 – em sua grande maioria – não priorizam o turismo como atividade econômica. “Queremos fazer com que o turismo seja priorizado na agenda governamental”, afirmou Márcia na abertura de sua apresentação.

Segundo a técnica, o VAI TURISMO, que leva a assinatura de todo o Sistema Comércio (leia-se CNC, Federações, Sindicatos, Sesc e Senac), na composição das estratégias do plano foram consideradas as características regionais do país.

“Trata-se de um movimento nacional formado por pessoas e organizações, que quer contribuir com propostas para impulsionar o setor de turismo principalmente após o período da pandemia”, afirmou Márcia.

“O objetivo principal da “VAI TURISMO é formular propostas de políticas públicas de forma participativa considerando características regionais e entregá-las aos candidatos do poder executivo das eleições estadual e federal de 2022”, esclareceu.

- Advertisement -

De acordo com a executiva,  já estão sendo elaborados estudos preliminares e de benchmarking, realizados encontros e oficinas virtuais com atores da cadeia produtiva do turismo em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

“Já temos 136 organizações engajadas, mais de 6 mil visualizações no webinário de lançamento no youtube, mais de 100 encontros técnicos de sensibilização e engajamento realizado nos estados, já realizamos 27 oficinas de trabalhos para elaboração de propostas de políticas públicas, 1 estudo de Benchmarking realizado e 27 diagnósticos do turismo realizados nos estados”, enumerou Márcia.

Ainda segundo a técnica, as pautas regionais darão embasamento a uma agenda nacional de diretrizes, estratégias e políticas públicas que orientem o poder público e que venham a ser estruturantes no médio e longo prazos para o desenvolvimento sustentável desse setor, tão importante para a economia do País.

Márcia: ““Trata-se de uma ideia de convergência” (Crédito: Paulo Atzingen)

Cronograma 2022

Ao final de sua apresentação, Márcia Alves apresentou o cronograma do VAI TURISMO como a apresentação do documento final e validação em um evento nacional e estadual para apresentação dos resultados em junho do ano que vem, com a entrega dos documentos aos candidatos em julho de 2022.

“Trata-se de uma ideia de convergência. Vai sair um belo documento para cada estado. Queremos criar uma cultura do turismo. Um senador ou um deputado eleito em 2022 terá uma base do que é e do que se trata a cadeia produtiva do turismo nacional”, sintetizou Márcia.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    16º Festival das Cataratas chega ao fim e celebra visitação

    “Foi uma edição especial para todos nós”, afirmou a diretora do Festival das Cataratas Mayara Angeli Edição DIÁRIO com agências O 16º Festival das Cataratas chegou...

    Taiwan será primeiro país do Leste Asiático a receber a World Pride

    O evento acontece a cada dois anos em uma cidade diferente e reúne, além da Parada do Orgulho LGBTQIA+, uma série de outros eventos...

    Conheça o destino brasileiro referência em turismo acessível

    A grande maioria das atividades de turismo aventura estão adaptadas para pessoas com qualquer tipo de deficiências Edição DIÁRIO com agências A cidade de Socorro (SP),...

    Brasil terá escritório regional da Organização Mundial do Turismo (OMT)

    Com a confirmação da sua construção, será a primeira representação da entidade nas Américas, fortalecendo o setor em todos os países do continente Edição DIÁRIO...

    Aviação defende adesão de países da América Latina ao Certificado Digital COVID da União Europeia

    O sistema de Certificado Digital COVID da UE compreende três tipos de certificados gratuitos relacionados à Covid-19: um certificado de vacinação, um certificado de...

    França atualiza regras para a entrada de turistas estrangeiros

    Novas medidas são apresentadas no momento em que as contaminações avançam na Europa e o aparecimento da nova variante ômicron causa temor global Por Redação A...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing