Programa VAI TURISMO! é apresentado na abertura da Equipotel

Continua depois da publicidade

Após o corte de fita da Equipotel  – um dos maiores eventos de equipamentos e serviços de hotelaria da América Latina, nesta segunda-feira (22), na Expo-SP, em São Paulo, a técnica da CNC – Confederação Nacional do Comércio, Márcia Cristina Alves apresentou no espaço Vila da Hospitalidade as linhas principais do projeto VAI TURISMO – Rumo ao Futuro.

Por Paulo Atzingen (de São Paulo)


“Temos que trabalhar melhor as políticas públicas do turismo e alinharmos as esferas municipais, estaduais e federais. Quantas iniciativas de turismo estão em desenvolvimento no Brasil e Estados e qual o alinhamento entre essas iniciativas?”, questionou aos presentes. “Não há”, respondeu. “Como evitar tantas sobreposições e descontinuidades?”, prosseguiu.

Segundo Márcia, os governos estaduais eleitos em 2018 – em sua grande maioria – não priorizam o turismo como atividade econômica. “Queremos fazer com que o turismo seja priorizado na agenda governamental”, afirmou Márcia na abertura de sua apresentação.

Segundo a técnica, o VAI TURISMO, que leva a assinatura de todo o Sistema Comércio (leia-se CNC, Federações, Sindicatos, Sesc e Senac), na composição das estratégias do plano foram consideradas as características regionais do país.

Veja também as mais lidas do DT

“Trata-se de um movimento nacional formado por pessoas e organizações, que quer contribuir com propostas para impulsionar o setor de turismo principalmente após o período da pandemia”, afirmou Márcia.

“O objetivo principal da “VAI TURISMO é formular propostas de políticas públicas de forma participativa considerando características regionais e entregá-las aos candidatos do poder executivo das eleições estadual e federal de 2022”, esclareceu.

De acordo com a executiva,  já estão sendo elaborados estudos preliminares e de benchmarking, realizados encontros e oficinas virtuais com atores da cadeia produtiva do turismo em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

“Já temos 136 organizações engajadas, mais de 6 mil visualizações no webinário de lançamento no youtube, mais de 100 encontros técnicos de sensibilização e engajamento realizado nos estados, já realizamos 27 oficinas de trabalhos para elaboração de propostas de políticas públicas, 1 estudo de Benchmarking realizado e 27 diagnósticos do turismo realizados nos estados”, enumerou Márcia.

Ainda segundo a técnica, as pautas regionais darão embasamento a uma agenda nacional de diretrizes, estratégias e políticas públicas que orientem o poder público e que venham a ser estruturantes no médio e longo prazos para o desenvolvimento sustentável desse setor, tão importante para a economia do País.

Márcia: ““Trata-se de uma ideia de convergência” (Crédito: Paulo Atzingen)

Cronograma 2022

Ao final de sua apresentação, Márcia Alves apresentou o cronograma do VAI TURISMO como a apresentação do documento final e validação em um evento nacional e estadual para apresentação dos resultados em junho do ano que vem, com a entrega dos documentos aos candidatos em julho de 2022.

“Trata-se de uma ideia de convergência. Vai sair um belo documento para cada estado. Queremos criar uma cultura do turismo. Um senador ou um deputado eleito em 2022 terá uma base do que é e do que se trata a cadeia produtiva do turismo nacional”, sintetizou Márcia.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade