Azul adota frota de veículos 100% elétrica em solo

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A mudança já começou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, mas deve ser estendida a todas a suas bases. Primeira companhia a oferecer esse tipo de transporte a todos os seus clientes, durante embarque e desembarque, o objetivo da Azul é substituir os veículos a combustão por veículos elétricos em toda sua frota de 150 veículos no país

EDIÇÃO DO DT com agências


A Azul, companhia aérea mais sustentável do país, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), coloca em prática mais uma iniciativa que irá contribuir para os avanços em seu plano estratégico de ESG, suas ações para redução de emissão de carbono e seu Programa de Eficiência de Combustível (PEC).

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De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a partir de agora, todos os seus clientes que desembarcam e embarcam remoto no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, contarão com o apoio de 9 vans elétricas como transporte – em substituição aos veículos a diesel usados atualmente para este trabalho em solo.

A substituição de toda a frota de veículos em VCP foi feita após um estudo da equipe de Transportes da companhia para avaliar todos os custos-benefícios envolvidos nesse tipo de operação. Os resultados foram não só aprovados, como devem motivar um plano de mudanças que possa providenciar a troca dos veículos que hoje atuam em 36 aeroportos onde a Azul opera.

De acordo com Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul, além de uma economia para a companhia, o uso de veículos elétricos nas operações de solo nas bases oferece vantagens que valem o investimento. “O novos veículos elétricos devem manter o conforto de sempre aos clientes e ainda colaborar com os planos da companhia rumo à cada vez melhor eficiência no uso de combustível e ao cumprimento de suas metas de proteção ambiental e sustentáveis”, resume.

O executivo se refere, por exemplo, a dados do estudo que mostraram que, em um ano, só na base de VCP, essas 9 vans poderão evitar a emissão de cerca de 112 toneladas de CO2 na atmosfera. E não é só: os custos com a manutenção desses novos veículos podem chegar a ser 70% menores em relação aos convencionais – que devido a baixa velocidade que precisam transitar na pista tinham mais risco de problemas técnicos, como até mesmo falhas e necessidade de troca do motor.

Outra grande vantagem será poder abastecer e providenciar reparos na base, sem precisar que o veículo se ausente da operação. “Ou seja, os nossos clientes sempre contariam com a disponibilidade desse transporte, colaborando com o compromisso da Azul com a segurança e pontualidade”, completa

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