BNDES aprova financiamento a exportação de aviões da Embraer com seguro de crédito privado

Continua depois da publicidade

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento com estrutura inovadora para exportação de aviões brasileiros produzidos pela Embraer para a companhia aérea norte-americana SkyWest Airlines.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências 


O empréstimo, no valor total de aproximadamente R$ 450 milhões, foi concedido por meio da linha de crédito BNDES Exim Pós-Embarque e garantido por seguro de crédito denominado Aircraft Non-Payment Insurance (ANPI), fornecido pelo consórcio de seguradoras privadas Aircraft Finance Insurance Consortium (AFIC).

Veja também as mais lidas do DT

É a primeira vez que o BNDES faz uma operação desta natureza com seguro privado de crédito e a primeira operação da Embraer a contar com a garantia ANPI/AFIC. Trata-se de um marco para a fabricante brasileira e um importante instrumento na diversificação de garantias disponíveis para o apoio do BNDES às exportações do setor.

Nesse tipo de financiamento, os recursos do BNDES são desembolsados no Brasil, em reais, para a empresa exportadora brasileira, a Embraer. O financiamento será pago ao Banco em dólares pela empresa estrangeira compradora dos bens. Isso significa a entrada de divisas no País, a partir do apoio ao desenvolvimento industrial e à exportação de produtos nacionais de alto valor agregado.

A SkyWest importará aeronaves modelo E175, pertencente à primeira família E-jets. O E175 é líder de vendas no seu segmento e tem capacidade para transportar até 88 passageiros. Atualmente há mais de 600 Embraer E175 em operação no mundo, tendo sido um dos modelos menos impactados pela crise mundial causada pela pandemia da Covid-19.

Exportação – Iniciado em 1997, o apoio do BNDES às exportações da empresa brasileira é importante para prover à Embraer competitividade similar à de suas concorrentes internacionais, que também contam com financiamentos dos bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação de seus respectivos países. A atuação do Banco contribui para manter o nível de produção e de empregos da empresa, que se destaca pelo elevado conteúdo tecnológico de seus produtos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade