Brasileiros na Argentina em 2023: 750 mil turistas visitaram o país

Continua depois da publicidade

O número de turistas brasileiros na Argentina em 2023 apresentou crescimento acima dos níveis pré-pandemia em entradas terrestres, isso apenas nos apenas nos primeiros 7 meses do ano, e o recorde histórico foi no mês de julho

Com recordes muito bons no ano de 2023, as chegadas de turistas brasileiros à Argentina mostraram os níveis que o mercado costumava ter em tempos de total normalidade. Tanto que nos primeiros sete meses deste ano, já chegaram ao País mais de 750 mil viajantes brasileiros.

Por sua vez, eles usufruem dos benefícios turísticos do país vizinho, além da gastronomia requintada e da confiança de um território simpático e conhecido. Inclusive, antes do mês de julho de 2023, registrou-se um recorde histórico com 150 mil desembarques de brasileiros (+1% em relação ao mesmo período de 2019).

Brasileiros na Argentina em 2023: entrada marítima cresce e Brasil é líder na aérea

Além disso, segundo relatório do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) e da Embaixada Argentina no Brasil, o que chama a atenção é a hidrovia marítima.

Nesse segmento, não apenas 100% recuperou-se nos últimos 4 meses, mas também superou muito esse índice, com picos de crescimento de 48 e 51 por cento em maio e junho, respectivamente.

Inclusive, o mesmo aconteceu por terra, onde quase 100% recuperou-se nos primeiros 7 meses do ano. Já em relação à rota aérea, os turistas brasileiros lideram este quesito no ranking de chegadas de estrangeiros à Argentina, com mais de 376 mil passageiros.

Veja também as mais lidas do DT

Da mesma forma, o gasto médio do turista de lazer (via aérea) é de USD 987 (+36% vs. 1º trimestre de 2019) e a estada média foi de 9 noites.

Autoridades comentam volume de turistas brasileiros na Argentina em 2023

“Realizamos inúmeras ações no Brasil, a Aerolíneas Argentinas está com novas rotas, consolidamos nossa presença em feiras e missões comerciais junto às operadoras de turismo brasileiras e continuaremos nesse caminho no segundo semestre, pois sabemos que não só alcançam números pré-pandêmicos, mas podemos superá-los como já estamos fazendo em algumas vias de entrada”, destacou o Secretário Executivo do Instituto Nacional de Promoção do Turismo (INPROTUR), Ricardo Sosa.

“Estamos caminhando para esse objetivo e estamos convictos de que o alcançaremos com um esforço conjunto com a Embaixada da Argentina no Brasil”, complementou o  Secretário Executivo.

“O turismo, por sua capacidade de gerar divisas e trabalho de qualidade em todas as províncias argentinas, é um setor fundamental para o desenvolvimento regional”, disse Daniel Scioli, Embaixador da Argentina no Brasil.

“As estatísticas do INPROTUR dos primeiros 7 meses do ano mostram que o gasto médio do turista brasileiro ultrapassou o patamar pré-pandemia, consolidando o turismo como atividade central no desenvolvimento federativo do país. O trabalho conjunto do INPROTUR, da Embaixada da Argentina e da Rede Consular no Brasil é a base desse grande crescimento”, pontuou.

Participações no Brasil

Na última terça-feira, 08, o secretário-executivo do Inprotur, Ricardo Sosa, esteve no Brasil mantendo reuniões com diversas operadoras de turismo. Além de participar de um seminário sobre a Argentina junto com o jornal Folha de S. Paulo.

Destinos preferidos e conectividade aérea

Ainda, Mendoza, Patagônia e a Cidade de Buenos Aires aparecem como os destinos mais procurados pelos brasileiros. Isso porque os visitantes demonstram grande interesse pela cultura, gastronomia, tango e vida noturna do país.

Já em termos de conectividade aérea, além das novas rotas da Aerolíneas Argentinas (São Paulo-Salta-Tucumán, por exemplo, a qual é realizada pela primeira vez na história), outras companhias aéreas, como a Gol, planejam aumentar suas frequências no segundo semestre. Isso aumentará a oferta de lugares disponíveis.

Para saber mais, acesse o site do VisitArgentina.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade