Cinco principais erros de quem compra passagens aéreas para o fim do ano

Continua depois da publicidade

por Ricardo Natali*

Viajar é um motivo de alegria. Entretanto, alguns pontos são importantes para que a viagem se concretize de maneira tranquila e, claro, sem custos que possam assustar depois do período de descanso e diversão.

Para ser mais exato, são 5 os erros que, na grande maioria, passam desapercebidos na hora de planejar e cravar a sua ida ao local tão desejado. E, de um a um, se bem observados, garanto que a viagem se tornará ainda mais vantajosa e inesquecível.

Veja também as mais lidas do DT

aeroplane_1Primeiro ponto: não acumular milhas aéreas

Viajar com milhas aéreas é, sem dúvida, o melhor jeito de economizar em passagens áreas. Os especialistas em programas de milhas sempre viajam pagando menos que os usuários comuns. É possível trocar por passagens aéreas totalmente de graça, ou, então, conseguindo descontos em torno de 90%.

Fidelidade é a palavra-chave. As empresas premiam os usuários que compram fielmente nas lojas parceiras. Por exemplo, um posto de gasolina que possui um programa de fidelidade chamado KM de Vantagens. Todas as pessoas que abastecem seus carros nesses postos acumulam pontos nesse programa. Essa é uma ótima oportunidade de conseguir pontos para viajar praticamente de graça, apenas adquirindo esse hábito de abastecer nesse posto.

O Km de Vantagem é parceiro do programa de milhas aéreas da Latam, o Multiplus. Sendo assim, quem é assíduo usuário do programa KM de Vantagens consegue muitos pontos no Multiplus, pagando uma pequena taxa de transferência. Usando uma boa estratégia, certamente será mais barato viajar com esse pontos do que gastando em dinheiro diretamente na companhia aérea.

Existe a possibilidade de conquistar esses pontos totalmente de graça, por meio de promoções diretamente do site da Multiplus, ou aproveitando outros parceiros, por exemplo: Ponto Frio, Netshoes, Natura e muitos outros. Deixar de comprar um produto ou serviço em uma empresa qualquer e optando pelos parceiros é uma ótima oportunidade de conquistar pontos de graça.

Outra forma muito usual e eficiente é adquirir pontos através dos cartões de créditos. Todo pagamento das faturas mensais automaticamente geram pontos nos programas de fidelidade de parceiros ou diretamente nas companhias aéreas. As pessoas que utilizam cartão de crédito podem conseguir muitos benefícios se aprenderem a usar bem o sistema. A principal dica é concentrar todos os gastos da família no cartão, porém ficar atento para nunca deixar de pagar a fatura no dia certo, pois ficar em dívida com o cartão de crédito é praticamente um suicídio financeiro.

Por fim, há mais uma maneira muito inteligente de conseguir grandes descontos em passagens aéreas: através dos Clubes de Milhas. As companhias aéreas comercializam suas milhas para os clientes que aderem seus Clubes, em troca de uma mensalidade. Para as pessoas que viajam constantemente, é uma boa oportunidade, pois esses pontos adquiridos permitem fazer viagens com altos descontos, quando se compara com o valor do mesmo voo pago emdinheiro.

aeroplane_2Segundo ponto: desperdiçar promoções

Os preços de passagens aéreas são muito voláteis. Às vezes em um mesmo voo existem pessoas que pagaram R$1.000 e outras que pagaram R$100. O principal motivo são as promoções aproveitadas.

Fique atento às redes sociais dessas companhias e seus sites. As promoções são muito recorrentes.

Para as pessoas que acumulam milhas para viajar, as promoções são maiores ainda! A Black Friday é uma oportunidade ótima de conseguir promoções fantásticas para viajar logo no fim do ano. Fique atento!

aeroplane_3Terceiro ponto:  comprar por impulso e não pesquisar

Os preços das passagens são muito voláteis. Diversos fatores influenciam o preço das passagens para um mesmo destino, e cada companhia aérea tem sua estratégia comercial. Sendo assim, nunca compre por impulso. Faça sempre uma pesquisa de preços, companhias e datas.

A melhor dica é criar alertas de viagem nos sites e Apps que oferecem comparativos de preços.

Pesquise nesses sites e terá uma grande gama de oportunidades de voos por preços baixos. Para melhorar mais ainda sua pesquisa, crie Alertas de Viagem!

Com esses alertas cadastrados, os sites enviam para seu email as promoções e preços especiais para aquele lugar que você deseja viajar, e também nas datas que quiser. É ótimo! A tecnologia faz a maior parte do seu trabalho de pesquisa, por isso, aproveite.

 aeroplane_4Ponto quatro: não ter flexibilidade de destinos ou datas

Imagine que você esteja em São Paulo e queira ir para uma praia do Nordeste no fim de ano. Existem milhares de praias maravilhosas ao longo de todo litoral brasileiro! Viajar para um praia do Ceará ou da Bahia pode atender perfeitamente o seu desejo de aproveitar bons dias de sol.
Caso você opte por ter essa flexibilidade de escolhas, vai conseguir preços melhores. São muitas opções, e quanto menor a demanda, melhores preços. Além disso, agarre-se a promoções para destinos diversos, pois se você só tiver uma cidade como foco, vai limitar sua busca por boas opções.

Flexibilidade de datas também é essencial. Viajar exatamente nos dias de feriado chega a ser o dobro do preço gasto. Conseguir alternativas de datas pode gerar grande economia. Até o dia da semana tem influência, terças e quartas costumam ter menos passageiros, portanto menos demanda, sendo assim, as companhias aéreas acabam abaixando os preços desses dias para incentivar mais pessoas a comprarem. Por outro lado, sábados e domingos apresentam preços maiores, pois a concorrência dos viajantes no fim de semana são maiores.

 aeroplane_5Quinto e último ponto: deixar para última hora

Antecedência é a chave para bons descontos! Nunca deixe para última semana, a chance das passagens estarem mais caras é gigantesca.

Se for fazer uma viagem nacional, deve pesquisar e comprar sua passagem até cerca de um mês antes da data da viagem. Para voos internacionais, a antecedência indicada é em torno de dois meses.

Para os viajantes com milhas, é interessante buscar as passagens com um pouco mais de antecedência, pois as tarifas promocionais costumam acabar mais rápido.

São estes os cinco passos da felicidade para viajar. Viajar é o sonho de grande parte dos brasileiros, e realizar sonhos é a função da Educação Financeira. Planeje-se e aproveite essas dicas e conselhos. Sua viagem está mais perto do que imagina. Boa sorte e boa viagem!

*Ricardo Natali é Educador Financeiro, associado à ABEFIN (Associação Brasileira de Educadores Financeiros).

Para entrar em contato com o autor, acesse o site lucrofc.com.br ou envie um email para ricardo@lucrofc.com.br

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade