Crônica “Uma capela antiquíssima”* – por Thomas Bruno Oliveira

Continua depois da publicidade

Confira a belíssima crônica de Thomas Bruno Oliveira após visitar uma capela histórica na Paraíba!

Há quase onze anos recebi a informação de um grande amigo que havia uma igreja muito antiga em estado de ruína, bem escondida em meio a mata na região fronteiriça entre o município de Lucena e terras de Rio Tinto, no litoral norte da Parahyba, distante 135km de Campina Grande.

De pronto vasculhei os limites municipais através do sistema de satélite proporcionado pelo Google Earth e encontrei a imagem do que parecia ser uma ruína sem telhado com uma das partes tomada pela copa de uma árvore. Seria aquela construção a tal igreja dita pelo meu saudoso amigo Jean Dantas?

Veja também as mais lidas do DT

Em conversa, convenci o amigo Professor da UEPB Juvandi de Souza Santos e o amigo Dennis Mota a ir visitar o lugar para levantar esse monumento histórico, era um sábado quente de verão, mal saíam os primeiros raios de sol e já nos preparávamos para a investida em meio ao canavial e, pelas imagens de satélite, uma mata ciliar de um rio que parecia ser o Miriri.

Na entrada principal de Lucena, com acesso pelas rodovias BR 101, PB 027 e 025 seguimos à esquerda por um imenso canavial, naquela entrada havia uma pequena placa improvisada e bem discreta com o nome Bonsucesso. Pensei, seria a padroeira da igreja a Nossa Senhora do Bonsucesso?

Intuição minha.

Seguimos subindo o tabuleiro, aumentando a altitude e quando olhamos para trás, boa parte do estuário do Rio Parahyba estava à mostra, uma paisagem linda que contemplamos.

Percorremos cerca de 7km até encontrar um bolsão de mata atlântica e um cheiro deveras salobro, denunciando que estávamos próximo ao mar e com destaque a copa de uma figueira ou gameleira enorme, era ali. Abandonamos o veículo e fomos com destino a gigantesca árvore, uma breve caminhada e chegamos.

De fato, era a Capela de Nossa Senhora do Bonsucesso com suntuosa formação, paredes grossas, frontispício em estilo maneirista e entrada encimada por uma composição barroca esculpida no calcário com vasos, lírios, volutas e cruz, tudo envolto em grossa camada de musgo escuro.

Pelo abandono, o prédio estava sem telhados, paredes escurecidas e uma frondosa Gameleira com suas raízes adventícias, verdadeiros troncos auxiliares, dando um aspecto dantesco ao conjunto. Recolhi informações com moradores de Lucena de que há uma serpente encantada que mora em meio às raízes e que se encanta ou desaparece de qualquer fotografia.

A árvore, segundo o inesquecível amigo Padre Ernando Teixeira em seu livro ‘A quem interessa Bom Sucesso?’ (A União, 2011. 136p), cresceu rápido e antes dos 30 anos já parecia centenária e ainda: “não fosse a árvore, monstruosa e atraente, os bugueiros não estariam levando turistas ao local (…) talvez não tivéssemos despertado para sua restauração”.

A árvore gameleira, ao lado da Capela do Bonsucesso, em Lucena-PB.
A Gameleira. (Foto: Thomas Bruno Oliveira).

Fizemos uma exploração do lugar e vimos que estávamos sobre as barreiras que emolduram a foz do Rio Miriri, na antiga praia do Picão, uma área extremamente estratégica para observação do mar e para a construção de um encapelado.

Segundo a extensa pesquisa do Pe. Ernando, foi ali erigida no século XVIII a capela de Nossa Senhora do Bonsucesso, mais precisamente no ano de 1748 por Bernardo Pereira, embora conste no tombamento a quadra cronológica de 1789.

O templo fazia parte de um engenho de mesmo nome, construído à margem do rio Caboclo ou Bonsucesso (afluente do Miriri), distante aproximadamente 600 metros dali. Por falar em rio, o Miriri (e o tributário Camaçari) desliza nas fraldas do outeiro onde está a capela, formando barra alguns metros depois, tornando o lugar um ponto de muita visitação de banhistas, ciclistas e motoqueiros radicais, sempre em busca de aventura.

Em 2017 observei a improvisação de pequenos bares naquela ribeira com significativa movimentação de turistas e atualmente o caminho é bem sinalizado e já conta com alguns restaurantes que recebem turistas para apreciar apetitosos frutos do mar.

Imagem mostrando o destaque dado a uma fala de Thomas Bruno Oliveira na capa do Jornal A União.
Destaque de capa no Jornal A União. (Foto: Thomas Bruno Oliveira).

As paredes desse singelo encapelado foram construídas com bons pedaços de pedra local rubra e arroxeada, tijolos manuais (nos reparos posteriores) e pedra calcária.

Os anos, a falta de vontade política e senso patrimonial de parte dos visitantes tem sido nocivo às paredes centenárias deste interessante templo.

Hoje se vê por todos os lugares pichações, marcas de visitantes que na tentativa de demarcar lugar, ferem e mutilam o que ainda resta do encapelado. Em 2002 foi o seu tombamento através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mas nada tem sido feito visando sua conservação.

Sem dúvida um belo lugar para conhecer! Belezas naturais e uma boa história para contar de nossa colonização são os ingredientes. Mais um patrimônio histórico, natural e cultural da Parahyba.

Leia, curta, comente e compartilhe com quem você mais gosta!

Publicado na coluna ‘Crônica em destaque’ no Jornal A União de 16 de julho de 2022.


Foto de Thomas Bruno Oliveira.

*Thomas Bruno Oliveira é Historiador, Jornalista e Escritor. Mestre em História, Cronista do Jornal A União, Colunista da Revista de Turismo; integra vários Institutos Históricos, a Academia de Letras de Campina Grande.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade