Ecomuseu Itaipu recebe três novas exposições ainda este mês

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

O Ecomuseu de Itaipu recebe três novas exposições neste mês, em que celebra 29 anos. A partir do dia 28 de outubro, o visitante poderá conferir Feito à mão, de Marcos Pagani; A arte do xadrez, de Alaércio Santini; e A floresta através dos sentidos, coordenado por Giovana Secretti Vendruscolo. As mostras vão até março de 2017. A entrada é gratuita para moradores de Foz do Iguaçu e região. A visitação ocorre das 8h às 16h30, de terça-feira a domingo.

As mostras têm características diversas. Duas delas apresentarão objetos esculpidos à mão pelos artistas, cada um com sua peculiaridade, e a terceira será interativa, com foco na percepção sensorial.

Veja também as mais lidas do DT

Dentro da floresta

A floresta através dos sentidos tem como proposta oferecer uma experiência sensorial e interativa ao visitante da Floresta Estacional Semidecidual, vegetação da Mata Atlântica. As pessoas serão transpostas ao ambiente por meio de fotografias, aromas, sons e texturas da floresta.

O trabalho é resultado do projeto de extensão “Educação em museus: conhecer para conservar a Floresta Estacional”, coordenado pela professora Giovana Secretti Vendruscolo, docente do curso de Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Xeque-mate

A Arte do xadrez mostrará a originalidade e habilidade do artista autodidata Alaércio Santini na criação de peças do jogo de tabuleiro. De forma singular, ele usa materiais como madeira e até canos de PVC reaproveitados para moldar reis, damas, bispos, torres, cavalos, peões. Desta maneira é capaz de ressignificar a estética do jogo, ao recriar de diversas formas suas tradicionais peças.

Além da destreza com que trata as formas, algumas peças chamam atenção pelo tamanho, por terem mais de dois metros de altura. Ao todo, Santini produziu mais de 300 peças.

Na ponta dos dedos

Em Feito à mão, o artista plástico Marcos Pagani apresentará 20 peças, entre esculturas, cerâmicas e pinturas. A maioria delas é inédita. A proposta é enfatizar o valor dos trabalhos manuais, especialmente àqueles relacionados às diferentes técnicas de escultura e da pintura.

Serviço:

Local: Ecomuseu de Itaipu
Endereço: Av. Tancredo Neves, 6001 – Foz do Iguaçu –PR.
Visitação: 28 de outubro de 2016 a março de 2017, de terça-feira a domingo.
Horário: 8h às 16h30
Informações sobre visitas: 0800 645-4645.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade