Em 20 anos a uva Tannat ficará só na lembrança (Parte III)

por Werner Schumacher*

É animador e interessante ver os resultados que a Cooperativa Gascon Plaimont Producteurs vem obtendo com os seus vinhos.

O projeto de resgatar antigas e raras variedades vem tomando impulso e eles esperam crescer para centenas de hectares nos próximos anos.

Em uma degustação realizada em Londres, foram provadas 5 dessas variedades, além da Manseng Noir, a Pedebernade 5, a Morenoa, a Dubosc 1 e a Tardif.

Essas variedades foram descobertas no vinhedo de Sarragachies em 1999, que é patrimônia da humanidade, por ser préfiloxera. Amplo estudo ampelográfico (ciência que estuda as variedades das uvas) e também experimentos no campo.

Além da Manseng Noir, que já vem sendo comercializada, principalmente em cortes com Merlot, a Tardiff já foi catalogada oficialmente; um passo fundamental, pois assim pode ser cultivada e comercializada.

Também a Morenoa, uma parente da Cabernet Franc, não tem mais nada que impeça a sua propagação.

O diretor administrativo, Olivier Bourdet-Pees disse a revista The Drink Business que é muito agradável ver este crescimento no projeto, “é algo muito especial apresentar algo novo, algo para as pessoas descobrirem”.

Olivier destacou ainda que a Manseng Noir tem um forte caráter vegetal, – “chocante” a palavra que usou -, mas querem preservar a herança da região e o importante é que há pessoas que amam este estilo.

Por sua vez, o crítico de vinhos Jamie Goode apresentou varias máster-classes e disse que o fez para ajudar na ressurreição dessas antigas variedades e para encontrar um “novo parceiro” para a Tannat, a uva mais difundida na região, que devido aos verões cada vez mais quentes, estão produzindo vinhos superalcoólicos.

Os vinhos elaborados com a variedade Manseng Noir, a parte o forte vegetal, são capazes de fornecer uma densidade carnuda, enquanto a Tardiff possui bons níveis de aromas picantes ou apimentados.

Quanto às variedades Pedebernade 5 e Dubosc 1 os vinhos apresentaram características extremamente atraentes, mas ambas as uvas têm a distinção de serem “fêmeas”, não são hermafroditas, como a maioria das uvas comercializadas no mundo são.

A França não permite o cultivo de variedades masculinas e femininas para a vinificação destinada ao comércio. Permitidas apenas em parte da Itália e da Grécia.

Acrescentou o diretor da cooperativa: “As uvas velhas de volta do limiar serão as videiras do futuro”, e acrescentou: “apesar de suas muitas vantagens elas precisam de muito trabalho, portanto não tenho certeza de que trabalharão para todos”.

Do trabalho duro podem vir coisas boas e como Goode concluiu: “É um projeto raro e excitante, com muito potencial”.


Fonte: O ‘EXCITANTE PROJETO’ DE PLAIMONT COMEÇA A DAR FRUTOS – https://www.thedrinksbusiness.com/2018/02/plaimonts-exciting-project-begins-to-bear-fruit/


*Werner Schumacher estudou Economia na PUC/RS e é um dos responsáveis pela profissionalização da vitivinicultura no Brasil.


 

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

U.S. Travel anuncia IPW 2021 de 18 a 22 de setembro em Las Vegas

WASHINGTON, 30 de setembro de 2020 - A U.S. Travel Association anunciou nesta quarta-feira (30) que a IPW, sua feira internacional anual de viagens...

Voos para Congonhas e Confins retornam em outubro no aeroporto de Florianópolis

A malha aérea prevista para outubro, no Aeroporto Internacional de Florianópolis, contará com o retorno de dois destinos importantes: o aeroporto de Congonhas, em...

Veja o que rolou de mais importante no encontro de líderes do NEB

  Com mediação de Mami Fumioka, da Quickly Travel, o evento híbrido promovido na última terça-feira (29), pelo NEB (Nikkey Empreendedores do Brasil), contou com a...

Lençóis e a Chapada Diamantina reabrem para o turismo

por Reginaldo Marinho -   RM@reginaldomarinho.com.br Foi amor à primeira vista. Vim conhecer Lençóis há três anos e daqui não quis mais sair. Vim por um chamado...

Confirmado: Festival das Cataratas terá feira presencial em dezembro

Festival das Cataratas deste ano foi dividido ao longo do ano, com ações on-line. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Seguindo rigorosos protocolos sanitários, os organizadores do...

Brasileiros deportados dos EUA desembarcam no Brasil. Leia opinião de especialista

O 20º voo com deportados brasileiros dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana, na última sexta-feira (25), com 52 pessoas, de acordo...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat