Empresas aéreas preocupadas com barreiras artificiais

Continua depois da publicidade

Associações das empresas aéreas manifestam preocupação com a existência de barreiras artificiais  ao acesso à infraestrutura de abastecimento de aeronaves do Aeroporto de Guarulhos

Edição DIÁRIO com agências

 A manifestação conjunta foi assinada pela ABEAR, IATA, ALTA e JURCAIB, é foi protocolada no CADE, na forma de processo investigativo sobre as práticas de cartel no segmento de distribuição de QAv; resultando em multa que pode chegar a R$ 3 bilhões a pool formado por Raízen, Vibra e AirBP

Veja também as mais lidas do DT

Associações das empresas do setor aéreo, representantes de mais de 290 companhias aéreas que transportam 83% do tráfego aéreo mundial, protocolaram na noite da última quinta-feira (20), uma manifestação conjunta no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em que demonstram preocupação com barreiras artificiais de acesso à infraestrutura de abastecimento de aeronaves no aeroporto de Guarulhos e pedem maior concorrência no segmento de distribuição de querosene de aviação (QAv).

A ação levantará em processo administrativo aberto pela Gran Petro, em 2014, sobre barreiras artificiais de entrada e abuso de posição dominante – práticas de cartel – para impedir o acesso de competidores no aeroporto internacional de Guarulhos, promovidas pelas empresas que dominam em pool o mercado de distribuição de QAv no Brasil (Raízen, Vibra – ex-BR Distribuidora, e AirBP). O caso, que já teve todas as fases processuais concluídas, está prestes a ir a julgamento, estabelecendo multa que pode chegar a R$ 3,6 bilhões.

Na manifestação, as Associações das empresas aéreas demonstram “bastante preocupação” sobre o parecer complementar do Ministério Público, de outubro de 2021, em relação a constatação do órgão a respeito de “barreiras à entrada de novos concorrentes na Central de Combustíveis do Aeroporto Internacional de Guarulhos – CCAIG”. Trata-se de uma constatação que pode ser uma das explicações para a alta excessiva dos preços de QAv no Brasil.

No documento protocolado no CADE, as associações citam dados da ABEAR que demonstram que “até o início do mês de dezembro de 2021, o QAV já acumulava uma alta de 71%. E mais, somente no mês de outubro, o preço do combustível de aviação subiu aproximadamente 20%. “Esse resultado superou até mesmo o aumento do preço de outros combustíveis, que constantemente tem sido citado como um dos principais responsáveis pelo aumento da própria inflação no Brasil, como no caso da gasolina e do gás de cozinha (GLP)”, dizem as entidades.

A alta impacta diretamente as empresas de aviação, já que os custos com combustível representam um terço das despesas operacionais das companhias aéreas.

O documento também trata da recente decisão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) de autorizar a importação do JET-A – outro tipo de combustível de aviação mais eficiente e com custos mais atrativos para o setor e que passará a competir com o JET-A1 produzido no Brasil. Mas, segundo as entidades, a simples autorização para entrada do novo combustível não será capaz de refletir um resultado efetivo para redução dos custos do combustível no Brasil.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade