Então é Natal?

Fim de ano também é momento de reflexões, sejam sobre o que realizamos, o que queríamos ter realizado e não conseguimos e, mais importante, sobre o que ainda vamos realizar

por Alberto G Martins*

Mais uma ano chega ao fim e com muitos aprendizados na bagagem.

Apesar do pouco tempo que escrevo para o DIÁRIO DO TURISMO, acredito que já tenha trazido alguns insigths bacanas no campo da comunicação corporativa e espero que o Ano Novo traga ainda mais oportunidades de discussões saudáveis e construtivas, com vocês leitores.

Fim de ano também é momento de reflexões, sejam sobre o que realizamos, o que queríamos ter realizado e não conseguimos e, mais importante, sobre o que ainda vamos realizar.

Zapeando rapidamente pelos canais digitais de comunicação, não encontrei nenhuma grande campanha de Natal das empresas de Turismo. Alguém aí viu alguma? Não valem as promoções de pacotes para as Festas e Férias de Verão!

- Advertisement -

Estou falando de campanhas como a da Estrela Brasileira, da Varig, que por tantos anos embalou o fim de ano dos profissionais do Turismo e até hoje segue em nossa memória afetiva, mesmo que adormecida. Para saber se ainda lembra do famoso jingle, dá um play no vídeo. Tenho certeza que rapidamente você começará a cantarolar junto. Claro, isso se você, assim como eu, for da geração X ou um baby boomer.

E como gravar as memórias das gerações Y e Z, totalmente digitais e plugadas? Tá certo que os orçamentos das empresas – em sua grande maioria – não permite mais campanhas no horário nobre, nem com celebridades que cobram cachês milionários. Mas a internet pode democratizar as mensagens e trazer ótimos resultados para uma marca, desde que usadas as plataformas disponíveis adequadamente e com certo investimento. Bem menores que um comercial no intervalo do Jornal Nacional, é verdade, mas também com custos de produção mais acessíveis. Hoje a tecnologia, mesmo que você só tenha um smartphone, nos permite publicar vídeos e fotos a qualquer instante; aplicativos nos auxiliam em edições, formatações e aplicações de filtros, textos e emojis; canais na internet alcançam mais audiência em menos tempo.

Quero dividir com vocês dois comerciais que achei incríveis, não só pela criatividade, mas principalmente pelos formatos utilizados e que priorizaram principalmente a internet para veiculação.

O primeiro não traz atores conhecidos, o que mostra que uma boa ideia não precisa de rostos famosos para vender:

O segundo, utiliza a animação como recurso visual e traz ainda o “sing along” para fixar a mensagem.

Eu já comecei a cantarolar e assobiar o jingle da Nestlé, mas ainda tô buscando um do Turismo para curtir e compartilhar. Tem um aí pra me presentear?

 

Felizes Festas e até 2018!

_______________

*Alberto G. Martins é diretor da B4Tcomm, agência de comunicação especialista nos mercados de turismo e lifestyle, associada à Travel Lifestyle Network. Relações Públicas de formação, iniciou sua carreira na hotelaria há 25 anos e especializou-se em comunicação empresarial, assessoria de imprensa e relacionamento com influenciadores digitais.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Mostra de Cinema de Gostoso tem apoio do governo do RN

    Entre os dias 26 e 30 de novembro, a praia do Maceió se transformará em uma sala de cinema à beira mar com exibição...

    Copa Airlines celebra 15 anos de operações no Rio de Janeiro

    A companhia opera no Rio de Janeiro com dois voos diários conectando a cidade com 65 destinos, em 28 países da América do Sul...

    Abeta Summit 2021 debate o ecoturismo e turismo de aventura no Brasil

    Promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), evento acontece até este sábado Por Redação Sob o tema (Re)Construindo um Turismo...

    Roda-gigante de Faz do Iguaçu (PR) será inaugurada em dezembro

    Foz do Iguaçu foi escolhida por atrair brasileiros e estrangeiros e por ser um destino que alia belezas naturais com uma ótima estrutura de...

    Seridó (RN) pode se tornar segundo geoparque do país reconhecido pela UNESCO

    O Geoparque Seridó compreende seis municípios do Rio Grande do Norte: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas Edição DIÁRIO...

    Aparecida quer se posicionar como destino de férias

    Para mostrar a cidade além do turismo religioso, cidade investe em press trip com jornalista Por Amadeu Castanho Interessadas em estimular o perfil do turismo local,...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing