Então é Natal?

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Fim de ano também é momento de reflexões, sejam sobre o que realizamos, o que queríamos ter realizado e não conseguimos e, mais importante, sobre o que ainda vamos realizar

por Alberto G Martins*

Mais uma ano chega ao fim e com muitos aprendizados na bagagem.

Apesar do pouco tempo que escrevo para o DIÁRIO DO TURISMO, acredito que já tenha trazido alguns insigths bacanas no campo da comunicação corporativa e espero que o Ano Novo traga ainda mais oportunidades de discussões saudáveis e construtivas, com vocês leitores.

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Fim de ano também é momento de reflexões, sejam sobre o que realizamos, o que queríamos ter realizado e não conseguimos e, mais importante, sobre o que ainda vamos realizar.

Zapeando rapidamente pelos canais digitais de comunicação, não encontrei nenhuma grande campanha de Natal das empresas de Turismo. Alguém aí viu alguma? Não valem as promoções de pacotes para as Festas e Férias de Verão!

Estou falando de campanhas como a da Estrela Brasileira, da Varig, que por tantos anos embalou o fim de ano dos profissionais do Turismo e até hoje segue em nossa memória afetiva, mesmo que adormecida. Para saber se ainda lembra do famoso jingle, dá um play no vídeo. Tenho certeza que rapidamente você começará a cantarolar junto. Claro, isso se você, assim como eu, for da geração X ou um baby boomer.

E como gravar as memórias das gerações Y e Z, totalmente digitais e plugadas? Tá certo que os orçamentos das empresas – em sua grande maioria – não permite mais campanhas no horário nobre, nem com celebridades que cobram cachês milionários. Mas a internet pode democratizar as mensagens e trazer ótimos resultados para uma marca, desde que usadas as plataformas disponíveis adequadamente e com certo investimento. Bem menores que um comercial no intervalo do Jornal Nacional, é verdade, mas também com custos de produção mais acessíveis. Hoje a tecnologia, mesmo que você só tenha um smartphone, nos permite publicar vídeos e fotos a qualquer instante; aplicativos nos auxiliam em edições, formatações e aplicações de filtros, textos e emojis; canais na internet alcançam mais audiência em menos tempo.

Quero dividir com vocês dois comerciais que achei incríveis, não só pela criatividade, mas principalmente pelos formatos utilizados e que priorizaram principalmente a internet para veiculação.

O primeiro não traz atores conhecidos, o que mostra que uma boa ideia não precisa de rostos famosos para vender:

O segundo, utiliza a animação como recurso visual e traz ainda o “sing along” para fixar a mensagem.

Eu já comecei a cantarolar e assobiar o jingle da Nestlé, mas ainda tô buscando um do Turismo para curtir e compartilhar. Tem um aí pra me presentear?

 

Felizes Festas e até 2018!

_______________

*Alberto G. Martins é diretor da B4Tcomm, agência de comunicação especialista nos mercados de turismo e lifestyle, associada à Travel Lifestyle Network. Relações Públicas de formação, iniciou sua carreira na hotelaria há 25 anos e especializou-se em comunicação empresarial, assessoria de imprensa e relacionamento com influenciadores digitais.

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